sábado, 17 de março de 2012

Julian Assange deve se candidatar a senador da Austrália

Fundador do Wikileaks, ativista decidiu entrar na disputa mesmo que ainda esteja sob prisão domiciliar na Inglaterra; ele é acusado de ter cometido crimes sexuais na Suécia

O fundador do WikiLeaks e ativista australiano Julian Assange pretende se candidatar ao cargo de senador em seu país. A notícia foi publicada pela perfil oficial do site (@Wikileaks) no Twitter, nessa sexta-feira: “Nós descobrimos que é possível que Julian Assange concorra ao Senado Australiano enquanto estiver detido. Julian decidiu se candidatar”. O jornalista, que lidera o trabalho de divulgação de documentos secretos de governos e empresas, especialmente dos Estados Unidos, é acusado de ter cometido crimes sexuais na Suécia.
Ainda segundo o perfil do WikiLeaks no Twitter, o nome de Assange será anunciado oficialmente “no tempo apropriado”. As eleições acontecem no ano que vem. O ativista cumpre prisão domiciliar numa cidade próxima à Londres, onde corre a batalha jurídica. O próximo passo do processo é a decisão da Suprema Corte do Reino Unido sobre sua extradição para a Suécia.
No fim de fevereiro, o saldo americano Bradley Manning foi formalmente acusado de conluio com o inimigo, pela suspeita de que ele tenha enviado mais de 700 documentos secretos do governo americano para divulgação no site de Assange. Ele foi preso em maio de 2010 e recentemente um relator da ONU revelou suspeita de que ele estaria sendo torturado na prisão. A acusação contra Manning é a ação mais recente do governo americano como forma de pressionar Assange, um dos maiores inimigos da Casa Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário