quinta-feira, 19 de julho de 2012

Perguntas mais frequentes

Shot019
Leio na coluna “Repórter Diário”, no “Diário do Pará” de hoje (19), que a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefa) dispôs um link para prestar continência à “Lei de Acesso à Informação”. Fui verificar. 

> Link sem o devido destaque
O link não está em destaque no portal, o que dificulta ao usuário menos atento encontrá-lo nos primeiros segundos em que acessa a página. 

> Muitas perguntas para prestar informação de domínio público
A Sefa adota o mesmo sistema burocrático da CGU para receber o pedido de informação: pede dados demais do usuário, o que o desestimula no intento (todo mundo detesta preencher formulários).
Os órgãos devem entender que não é o cidadão que precisa dar informações sobre ele e sim o órgão que precisa dar transparência as suas atividades. O cidadão não está obrigado a fornecer nome, sexo, endereço, data de nascimento, telefone residencial, comercial, celular e FAX, para receber uma informação que é pública. 

> FAQ
A resposta não deve ser enviada por e-mail, ou outros meios, ao cidadão: serve mais ao público que ela seja postada no próprio portal, em forma de FAQ (sigla em inglês para o Perguntas Mais Frequentes). Assim, outras pessoas que estejam em busca da mesma informação já a terão.
Nos órgãos de países onde a tradição, e obrigatoriedade, da transparência da coisa pública está enraizada, os servidores são incentivados a elaborar perguntas e respostas sobre questões que eles acham que algum cidadão teria.
Portanto, menos burocracia para responder o que já deveria estar postado a qualquer um para acessar.
Clique aqui para acessar o link, que passa a ter uma ligação na coluna “Navegante Cidadão”, na aba esquerda do blog. 

Fonte: http://pjpontes.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário