sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

E AGORA OMAR?

A conversa política que corre é que o Governador Omar Aziz está rompido com o Senador Eduardo Braga. Que o Governador aliou-se politicamente ao Ex-Prefeito Amazonino e também ao atual Prefeito Arthur Neto, tudo para enfrentar e derrotar o Senador Eduardo, pretenso candidato ao governo em 2014 (Ano que vem) que por sua vez já está trabalhando alianças com o PT, o Senador Alfredo Nascimento, Senadora Vanessa, entre outros. Isso nos permite fazer algumas conjunturas políticas, que nos leva para o cenário das eleições de 2014.
                                                                                                                                                                                 

GOVERNADOR OMAR AZIZ
1- Começamos pelo Governador Omar Aziz, sem dúvidas, o maior cabo eleitoral para as eleições do ano que vem se ficar no governo até o final do seu mandato. O Amazonas sabe do peso da estrutura do estado numa eleição, principalmente no interior, onde os municípios dependem financeiramente do governo do Estado, e se somando a grande aceitação que tem o seu governo, chegamos ao ponto de definição do papel do Governador nas eleições de 2014: Maior eleitor do estado.

 
EX-PREFEITO AMAZONINO MENDES
O Ex-prefeito Amazonino Mendes saiu desgastado do seu mandato de Prefeito de Manaus, com uma rejeição muito alta, mas com uma parcela de eleitores decididos, graças aos seus programas sociais, que tanto sucesso fizerem nas camadas mais baixas, e também pelos seus diversos mandados, principalmente no interior do Estado.




PREFEITO ARTHUR NETO
O Prefeito Arthur Neto iniciando o seu mandato vai precisar de tempo e dinheiro para cumprir suas promessas de campanhas, logo, sua participação nas eleições de 2014 será relativa. Se fizer um bom trabalho até o começo do ano que vem, terá um peso grande no processo eleitoral.
Formado o time de apoiadores, vamos ver quem seriam os candidatos que vão entrar em campo: Rebecca Garcia, Amazonino Mendes, Arthur Neto, Pauderney Avelino, Serafim Correa (grande aliado de Arthur), entre outros. Não importa muito quem seria o candidato a governador, a vice ou a senador (concorrendo por apenas uma vaga), mas sim o time que vai entrar em campo.

SENADOR EDUARDO BRAGA

2- No outro lado estaria o Senador Eduardo Braga, com alto índice de aceitação popular tanto em Manaus como no Interior, e que tem a seu favor o fato de ser líder do Governo no Senado. Independente que saia amanhã, é um nome que os eleitores do Amazonas aprenderam a ver como forte, tem como fator mais acentuado ao seu favor ser o principal aliado do Governo Dilma no Amazonas.





SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN
A Senadora Vanessa que foi candidata a Prefeita de Manaus e saiu derrotada, tem que fazer oposição aberta ao Prefeito Arthur Neto, mostrando o que está errado e cobrando soluções. Precisa voltar-se mais ao Interior para consolidar os votos que teve na eleição para o Senado, para isso, precisa apostar em uma assessoria mais profissional, que possa ajudar os prefeitos a buscar recursos para os seus municípios.





SENADOR ALFREDO NASCIMENTO

O Senador Alfredo precisa fazer um trabalho de recuperação de sua imagem, para isso tem que ter uma presença mais constante em Manaus e no Interior. Vai ficar difícil para ele, se retardar esse trabalho, pois, entrar em uma campanha tendo que explicar o que aconteceu e dizer que é inocente, não é nada bom.







DEP. PRACIANO E JOÃO PEDRO

O PT precisa amadurecer, tem que se unir, não pode ser visto aqui no Amazonas só como o Partido da Presidente. Precisa de luz própria para disputar cargos majoritários no Amazonas.






Nesse time temos claras as vantagens que levam o Senador Eduardo Braga a ser o pretenso candidato ao Governo do grupo, inclusive deixando em aberto os demais cargos majoritários.
Dito isso, vamos fazer algumas conjecturas (palpites), no cenário que se ouve nesse momento:
O governador Omar Aziz ficando no Governo até o final, daria o peso que a disputa precisa para se ter uma eleição equilibrada, e sem vencedor antecipado, isso porque, de um lado o Estado e a Prefeitura, se somado com o prestigio pessoal do time 1, teria que enfrentar Governo Federal e o prestigio pessoal do time 2.  

Independente do time que ganhar, qual será o futuro político do governador Omar, já que o mesmo vai ficar no mínimo dois anos sem mandato? Será que vai concorrer ao cargo de Prefeito da cidade de Manaus em 2016? Se isso acontecer, e se caso o grupo que ele apoiou ganhasse as eleições, quem iria ajuda-lo? O Governador que ele elegeu que teria que ir contra a reeleição do Prefeito Arthur? Ou, quem sabe Arthur como candidato do grupo 1, sendo eleito Governador iria contra Hissa, que estaria Prefeito?
Tudo isso terá que ser muito bem pensado e conversado, principalmente pelo governador Omar, que ainda não sabe o que é estar fora do poder, pois desde 1988 possui cargo eletivo.




JOSÉ MELO VICE- GOVERNADOR

Se o Omar resolver candidatar-se ao Senado, deixará José Melo, que é do PMDB, partido do Senador Eduardo, como Governador. José Melo teria dois caminhos: ser candidato à reeleição ou apoiar Eduardo Braga.






Finalizando esse momento de análise, tenho a dizer que o Governador Omar Aziz, não tendo tendências de herói, será candidato ao senado e formará chapa com o Senador Eduardo Braga para o governo nas eleições de 2014.

E agora José? Musica Paulo Diniz Letra - Carlos Drummond de Andrade: 

http://www.youtube.com/watch?v=R_4NS50okUc&feature=player_detailpage

3 comentários:

  1. Parabéns pela explanação do quadro político no estado, muito bem elaborado. Agora,como se sabe, esse quadro é dinâmico... vai se adaptando às circunstâncias de cada fato político... pena que a massa eleitoral não tenha consciência do quadro político e o cenário nacional em geral... conhecer e se informar ajuda a melhor decidir quando se trata do futuro de nosso estado e de nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Omar deixou de marcar um gol de placa ao se recusar a ajudar a eleger os prefeitos de sua legenda, agora aqueles que não se elegeiram certamente vão se vigar e dar o troco apoiando Eduardo.

      Excluir
  2. Sei uma coisa o Senador Braga está numa decadência politica. a 1º Derrota foi a Eleição 2012 de apoiar a Vanessa para prefeita.

    ResponderExcluir