sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

EX- PREFEITOS, PREFEITOS,SECRETÁRIOS E O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.

Como sempre antes mesmo das últimas eleições, já eclodiam Brasil a fora notícias sobre desvios de recursos, improbidade administrativa e corrupção envolvendo prefeituras em todo o país: nada menos de 3.167 inquéritos investigavam 484 prefeitos e ex-prefeitos por violação ao Decreto Lei 201/67, que define os ilícitos de responsabilidade de administradores municipais. Os dados constam de levantamento realizado pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) – braço da Polícia Federal.

Além de prefeitos e ex-prefeitos, eram investigados 182 servidores municipais, 87 secretários municipais e 63 funcionários que ocupavam cargos de comissão. Neste lote do levantamento estão na mira da PF 34 ex-deputados federais, que perderam o foro privilegiado perante o Supremo Tribunal Federal, uma vez que não exercem mais o mandato. Também são investigados 384 servidores públicos federais da administração direta e indireta e 1.633 agentes públicos municipais. Por fraude à Lei de Licitações a PF estão em curso 1.958 inquéritos. Peculato (quando o funcionário público desvia bens da administração) é alvo de 1.944 inquéritos, seguido da corrupção passiva (504), ativa (94) e concussão (145).

Segundo informações levantadas o mapeamento abrange ainda os inquéritos sobre crimes de violação à Lei 8.666/93 (licitações) e contra a administração pública – peculato, concussão (extorsão por servidor público), corrupção passiva e ativa, tráfico de influência e inserção de dados falsos nos programas de informação. Esses inquéritos estão à parte das investigações referentes exclusivamente às administrações municipais.

Em valores globais, todos os contratos sob apuração – os das prefeituras e os dos demais órgãos de governo – somam aproximadamente R$ 11.651 bilhões. Você, internauta, pode imaginar o quanto esses recursos fazem falta ao contribuinte.
Já neste começo de 2013, sete ex-prefeitos de municípios do Espírito Santo foram presos durante operação promovida pela Polícia Civil em parceria com o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Estadual. O grupo é acusado de transferir a uma empresa particular o poder de cobrar tributos municipais. O montante da corrupção ainda está sendo levantado. A Justiça capixaba decretou a prisão temporária dos suspeitos por cinco dias. Outras 18 pessoas que supostamente participavam do esquema também foram presas de forma preventiva ou temporária, e existe ainda um foragido.

Na medida em que os novos prefeitos eleitos tomam pé da situação em seus municípios, com certeza mais e mais irregularidades virão à tona. As cidades estarão mais pobres, a população cada vez desamparada – mas os gestores que deixaram as prefeituras com sua primeiras damas com certeza estarão mais ricos, gordos e luzidios, Fazendeiros, Empresários, especuladores de imóveis ocultados pela ação de seus laranjas, rindo à toa vestindo roupas de grife, morando em mansões, dirigindo carrões antes inimagináveis.

No amazonas não é diferente, vários ex-prefeitos são investigados ou encontram-se sub judice, a exemplo de Presidente Figueiredo e Coari, o ex-prefeito FERNANDÃO, sua Esposa KARINA FRANCALACCE e seu sucessor e sócio NEILSON CAVALCANTE (dono da empresa Dinâmica), que tomou posse agora já se encontram sendo investigadas por supostas irregularidades cometidas com a administração de dinheiro publico afinal Antonio Fernando Vieira (Fernandão) administrou, se assim podemos dizer, uma receita publica anual de aproximadamente R$ 108 milhões de reais anuais por dois mandatos e pouco fez para demonstrar o gasto dessa fortuna .

Nem se fale das irregularidades que estão escamoteadas dentro da Prefeitura, tendo em vista que Fernandão e agora Neilson se recusam a responder aos ofícios de pedido de informações sobre a folha de pagamento da prefeitura e sobre os contratos com a Dinâmica, Elos Pneus e outras empresas suspeitas.

De se notar que a Câmara Municipal e o Ministério Publico de Presidente Figueiredo pouco fizeram para investigar essas administrações desastrosas para a população Figueirense e parece que assim permanecerá pois nada mudou em Presidente Figueiredo.


Colaboração de
Ari Orlando Guadalupe. 

  



2 comentários:

  1. Interessante, nada fizeram, nem os suspeitos de corrupção, nem as autoridades.

    Ademar Lins V. Filho.
    Advogado

    ResponderExcluir
  2. ESTÃO É TODOS OS "INFLUENTES" NESSA FOLHA DE PAGAMENTO, NOTA-SE PELO MISTERIO DO SILÊNCIO QUE PAIRA NAS PRADARIAS DESSA PREFEITURA. SE NÃO COMO FARIAM PRA CALAR E CEGAR DITAS AUTORIDADES SOBRE TAIS ATROCIDADES ?

    ResponderExcluir