sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O transporte escolar em Presidente Figueiredo e a teoria de que: “O único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento” (Vigotsky).

As condições dos ramais e dos veículos escolares já causaram acidentes

Dia 14/02/13 próximo passado, a Rede Amazônica (Globo) noticiou em seu jornal matinal, depois repetido no jornal da tarde mostrando imagens e entrevista com o líder comunitário, a informação de que a tragédia ocorrida em Manaus com a um Transporte escolar e que vitimou uma criança, poderia se repetir em Presidente Figueiredo (107 km de Manaus) em razão das condições dos ramais nas comunidades Cristo Rei e adjacências.

O que se viu nas imagens foram ramais sem pavimentação corroídos pela erosão, sem piçarra ou qualquer material que desse aderência aos veículos que ali trafegam, especialmente o transporte escolar de nossos alunos, pondo em risco a vida de nossas crianças.

Que exemplo esta administração municipal está dando a esses alunos? Onde está o desenvolvimento econômico, humano, tecnológico, educacional em nosso Município?

São gastos milhões de Reais em propaganda institucional em placas, faixas e reclames em televisão vendendo a falsa imagem de que Presidente Figueiredo é “Show de Bola”, enquanto isso a mesma televisão que se beneficia dos recursos públicos que deveriam ser aplicados na melhoria do transporte escolar de nossos alunos e, nos ramais que atendem a comunidade rural, divulga em rede nacional os riscos que nossa população especialmente nossos alunos estão correndo, ao trafegar naqueles ramais. Que ironia! 

Esses riscos e esse estado de abandono dos ramais e dos veículos já foram denunciados aqui neste informativo, mas, infelizmente nada foi feito pela administração passada e pelo sucessor NEILSON CAVALCANTE, (dono da empresa Dinâmica e responsável pela coleta do lixo neste município), que, aliás, recentemente foi eleito com o apoio do ex-prefeito FERNANDÃO com a bandeira de campanha eleitoral voltada para saúde e educação. 

Eis um exemplo que os demais administradores dos municípios de nosso estado recém empossados não devem seguir!.
Alunos matriculados no ensino fundamental do Município

A propósito o ponto central da teoria do educador russo Vygotsky, está na indicação de que “O individuo está sempre em constante construção”, e nesse contexto devemos perguntar o que queremos que nossas crianças aprendam ao serem submetidas a esses riscos desnecessários, são muitas as derrapagens, os atoleiros, os escorregões no barro e nas valas até que cheguem as suas escolas, a essa altura o que foi construído? O que foi ensinado?       

Neste contexto, como foi exemplarmente mostrado no jornal da Rede Amazônica (14/02/13), caberia ao Ministério Publico deste município, criar um Termo de Ajustamento de Conduta ou acionar o Poder Judiciário através de Denúncia criminal ou Ação Civil Publica objetivando obrigar o Prefeito NEILSON a aplicar integralmente e de forma eficaz utilizando-se de licitação limpa e regular como preceitua a lei, as verbas federais destinadas a educação em nosso município, e que englobam o transporte escolar, a merenda, e os ramais por onde nossos alunos se deslocam até a escola. 

Não é isso que esperamos que acontecesse, pois a tradição do Ministério Público e do Poder Público nesta Cidade é de inércia diante de tão importante problema social, talvez tenhamos algum dia, alguém que se sensibilize com esse problema, mesmo que seja depois de uma tragédia anunciada.


Sede do Ministéro Público

O nosso povo não vive somente de festas, ou de propaganda institucional, queremos educação, cultura, desenvolvimento humano e social. “A aprendizagem possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento que, não fosse o contato do indivíduo com certo ambiente cultural, não ocorreriam.” (Vigotsky)

Estamos aguardando providências das autoridades, antes que seja tarde demais, antes que tenhamos que lamentar uma tragédia anunciada.

Colaboração
Ari Orlando Guadalupe

Nenhum comentário:

Postar um comentário