quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Prefeito chama os empresários para parceria inédita em Presidente Figueiredo e explica como encontrou 'caos' deixado por gestão passada e anuncia auditoria



  AUDITÓRIO DA UEA
Em Presidente Figueiredo, prefeito Romeiro Mendonça comparece em reunião inédita com Secretário de Turismo, Empreendedorismo e Comércio Alexandre Lins, e Walter Yallas, titular da Secretaria de Cultura e Eventos, e relata que nem bancos de dados das finanças e da folha de pagamento apareceram mesmo após conseguir liminar para entrar na prefeitura. Utilizando slide com fotografias das depredações e dos danos materiais encontrados anunciou que uma Auditoria será levada ao TCE e Ministério Público.
ROMEIRO MENDONÇA 

A situação que o prefeito Romeiro Mendonça (PDT) encontrou ao assumir o cargo não foi das melhores. Aliás, em vários municípios em que candidatos de oposição venceram os relatos são semelhantes. Romeiro conta que recebeu a prefeitura de seu município em um completo "caos", como ele mesmo nomeia e como demostrou com relatórios e fotografias. Prefeitura com telefones cortados, frota de veículos sucateada, hospitais em péssima situação de funcionamento e atendimento, educação paralisada, lixão a céu aberto, funcionários 'fantasmas'. Até os dados referentes a convênios e finanças do município sumiram.
"Encontramos a prefeitura em um completo caos. Por isso vamos denunciar a situação de emergência ao Tribunal de Contas e as autoridades para tentar superar logo isso", disse Romeiro.
O prefeito conta que já iniciou uma auditoria nas contas do município, para saber o real destino dos recursos que foram depositados nos últimos meses de gestão do ex-prefeito Neilson Cavalcante e onde foram 'parar' os bens do município.

Durante o período de transição, o prefeito Romeiro Mendonça chegou a denunciar que estava sendo prejudicado pela gestão do ex-prefeito, que não estaria fornecendo informações solicitadas pela equipe o obrigando a se socorrer do Poder Judiciário com liminar para poder entrar na Prefeitura. Agora, ele vai além e diz que irá apurar a destinação das verbas e irá levar o caso para o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Estado para que se apurem responsabilidades, e que isto seria o mínimo a ser feito para que esta herança maldita não seja herdada pela nova administração, e para que a população esteja consciente dos prejuízos encontrados nos primeiros dias de posse.
ROMEIRO MENDONÇA 
Entretanto, o encontro que reuniu cerca de 250 empresários e comerciantes não foi só para dar noticias ruins, Romeiro anunciou novo formato da Festa do Cupuaçu, reforma do Mercado Municipal, possível construção de um Hospital Municipal com 60 leitos, a construção de novo Terminal Rodoviário com a transformação da rodoviária antiga em centro de artesanato e espaço de convivência, e a reforma da Prefeitura.
Anunciou que a comissão de licitação já se encontra em funcionamento na sede do município e que as compras de gêneros alimentícios e de materiais de consumo serão estimuladas dentro do próprio município especialmente na zona rural, para gerar empregos e renda e estimular a economia, anunciou a feira do produtor e a nova característica do Mercado Municipal voltado ao atendimento ao turista e visitantes, além do estímulo as parcerias publico privada nos contratos firmados com o Município.

A palestra contou com a participação ativa dos comerciantes e empresários, estes formularam perguntas, deram sugestões, e manifestaram apoio as novas diretrizes da administração municipal, sendo aplaudido por diversas vezes pela platéia.      


segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Presidente Figueiredo em festa recebe Romeiro nos braços durante a posse.


Romeiro, Mário Abrão e autoridades

O prefeito eleito de Presidente Figueiredo (AM), Romeiro Mendonça (PDT), tomou posse na tarde deste domingo (1º) em cerimônia na praça da vitória onde a Câmara de Vereadores se reuniu em seção solene. A solenidade foi marcada por emocionante manifestação de apoio ao Prefeito empossado, não passou despercebido os protestos da população em relação ao vereador Jonas Castro, este denunciado por homicídio pelo Ministério Público da Comarca, e que durante a campanha eleitoral prometera vestir saias se o prefeito Romeiro tomasse posse, esta promessa de campanha fez com que a população se manifestasse com sonora vaia, dizendo em coro que este vestisse as saias como prometido. Romeiro Mendonça recebeu votação expressiva colocando aproximadamente 2.000 votos de vantagem contra o segundo colocado no pleito.
O vice-prefeito Mário Jorge Abraão também foi empossado nesta tarde. Também tomaram posse os 11 vereadores, que, em seguida, elegeram a mesa diretora da Casa, com o atual presidente, Patrícia Lopes (PMDB).
Momento de juramento perante a Bíblia Sagrada
A solenidade contou com missa celebrada pelo pároco da cidade, e discurso de um Pastor Evangélico, além de cantores gospel interpretando musicas religiosas emocionando a plateia, diversas autoridade estavam presentes, dentre estas a Juíza do trabalho Joicilene Jerônimo Portela Freire, o deputado Hissa Abraão. Durante o discurso Romeiro Mendonça agradeceu o apoio que recebeu durante a campanha eleitoral, e disse que problemas estruturais atrasaram o crescimento da cidade apontando o déficit de oferta de eletricidade e a falta de investimentos na saúde e educação, além do abandono da estrutura física da cidade, dizendo ainda que o ex-prefeito Neilson se recusou a cumprir a determinação do TCE/AM negando o acesso da comissão de transição às repartições publicas e documentos, finalizando seu discurso com a afirmação de que nenhum legado fora deixado pelas administrações Fernandão/Neilson.
A Praça tomada pela população
O primeiro dia de mandato foi marcado com o ingresso do Prefeito nas instalações municipais e nomeação de alguns secretários com destaque para o Vereador Alexandre Lins indicado para a pasta da Indústria, Comércio e Turismo, durante o ingresso do prefeito e seus assessores na sede da prefeitura, Romeiro demonstrou desapontamento ficando impressionado com o descaso e o abandono das instalações fazendo com que determinasse aos assessores que tudo fosse fotografado e inventariado, para resguardar responsabilidades e para tomada das medidas cabíveis.              
Missa que antecedeu a cerimônia