domingo, 23 de dezembro de 2018

A felicidade do Natal ao lado de bons amigos e valiosos leitores. Desejamos boas festas

Aos nosso leitores desejamos boas festas e lembramos que Natal é época de juntar a família e celebrar com alegria e em paz, sem esquecermos os bons amigos que são nossa segunda família.

A todos, estejam longe ou perto, eu desejo um Feliz Natal! Que o Papai Noel traga muitos presentes para todos, e o Menino Jesus encha seus corações de amor e felicidade.

Que a casa de cada um se encha de risos e harmonia, e não fiquem desejos por cumprir. Boas festas, amigos! E que a nossa amizade perdure por muitos e muitos natais.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Feliz Aniversário! Presidente Figueiredo comemora 37 anos de existência

Feliz Aniversário Presidente Figueiredo!

Cachoeira das Orquídeas
São 37 anos de existência, conheça um pouco da história do município criado em 10 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional nº 12, com territórios desmembrados de Novo Airão (sua parte no extremo leste, limítrofe a Manaus) e de Itapiranga (Vila e arredores de Balbina), bem como áreas adjacentes de Silves e Urucará.
Cachoeira de Iracema
Quanto à origem do seu nome, embora seja comum a ideia de que o nome do município seja uma homenagem ao ex-presidente brasileiro João Batista de Oliveira Figueiredo, o nome do município homenageia João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, presidente da província do Amazonas no tempo do império. Inicialmente a ideia era homenagear exatamente o presidente da República, contudo este não aceitou que o município recebesse seu nome. Daí lembram-se do ex-presidente do período colonial imperial, e o nome pôde ser oficializado.
Cachoeira do Santuário
O município de Presidente Figueiredo está ligado à capital Manaus pela rodovia asfaltada, a BR-174, que faz ainda a ligação com Boa Vista, capital do Estado de Roraima e, de lá liga o Brasil à Venezuela através do município fronteiriço de Santa Helena (Ven.). Presidente Figueiredo é conhecido como a “Terra das Cachoeiras” pela farta oferta de igarapés, selva, grutas, cavernas e, obviamente, de quedas d´água, despontou há pouco tempo para o turismo ecológico em razão de sua fartura de águas, e cachoeiras (são mais de cem catalogadas segundo a Secretaria de Turismo). 
Gruta de Iracema 
As festas tradicionais são a Festa do Cupuaçú, Festa do Tucunaré e Festival Folclórico. Nela existe uma razoável infraestrutura turística em expansão. No Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na entrada da cidade, o visitante encontra uma exposição de fotos das belezas naturais da região que ajudam na escolha do que ver e fazer em Presidente Figueiredo. O município é mais conhecido pela usina hidroelétrica instalada ali, a usina de Balbina, no distrito homônimo, cujas obras e manutenção são responsáveis pela maior catástrofe ambiental da história do Brasil segundo os ambientalistas.
Trilha das Orquídeas  
O Clima é quente e úmido com temperatura média entre 25o C e 35o C, a Vegetação é formada pela Floresta Tropical e há grande predominância de terras acidentadas, e o solo apresenta características arenosa nas áreas mais altas e argila nas áreas mais baixas. O Principal Rio é o Uatumã, conhecido principalmente na época da pesca do Tucunaré, durante os meses de Setembro a Dezembro, mas a pesca no lago de Balbina pode ser realizado o ano todo sendo excelente para iniciantes. 
Possui um Centro de Pesquisa de Quelônios e Mamíferos Aquáticos da Manaus Energia (tartaruga, peixe boi e ariranhas), e, Centro de Aquicultura do IDAM, que realiza o repovoamento do lago afetado pela construção da Hidroelétrica e o Centro de Pesquisas Arqueológicas que trabalhou no resgate do sítio arqueológico antes do processo de inundação embora totalmente danificado na atualidade assim como o Centro de Proteção Ambiental que possuía vasto acervo de peças arqueológicas e coleção de animais empalhados, e que também encontra-se desativado.
Galo da Serra
Gato Maracajá
Caverna do Maruaga
Cachoeira Pedra Furada

sábado, 8 de dezembro de 2018

Ex-prefeito de Coari é condenado a 57 anos de prisão por fraude na administração municipal

foto divulgação

O ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro foi condenado a 57 anos e 5 meses de prisão, por comandar um esquema milionário de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos da Prefeitura do município, situado a 363 km de Manaus. O esquema criminoso foi desarticulado em 2008, a partir da “Operação Vorax”.

A decisão é do juiz titular da 2º Vara Federal, Marllon Sousa, assinada no dia 4 de dezembro.

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que Adail – que estava em monitoramento por tornozeleira eletrônica – foi levado, nesta quinta-feira (6), para o Centro de Triagem do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), em Manaus. Do local, ele deve ser encaminhado para algum dos presídios da capital.

Adail foi condenado, ainda, a pagar 2.020 dias-multa referente a 1/4 do salário vigente da época dos fatos.

Na decisão, o magistrado aponta que Adail se valia da condição de prefeito para cometer os desvios. “O réu valia-se de refinado esquema de falsificação para cometimento de outros delitos, sendo o autor intelectual de todas as falsificações perpetradas pelo grupo criminoso”, afirma o juiz.

No documento, o juiz destaca, ainda, que os dossiês de licitação eram confeccionados na sede da prefeitura, com recursos materiais e humanos além do período de expediente e também em finais de semana.

“Os documentos forjados redundaram na confecção de um número elevado de licitações fraudulentas, causando enormes prejuízos aos cofres públicos e à população local”, acrescenta.

Adail Pinheiro foi condenado dentro da “Operação Vorax”. 

O magistrado enumera ainda várias consequências para a população de Coari com os atos criminosos, como redução da qualidade de vida e baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O juiz também cita os vários protestos feitos pelos coarienses contra a administração de Adail.

Condenação de 20 envolvidos em 2015

Uma ação penal movida pelo MPF resultou na condenação de 20 envolvidos em 2015, entre eles Carlos Eduardo do Amaral Pinheiro, irmão de Adail, assim como ex-secretários da prefeitura de Coari, funcionários públicos, empresários, representantes empresariais e contadores.

À época, Adail Pinheiro não fez parte da lista de réus do processo por ter voltado ao cargo de prefeito do município em 2012, o que o fez gozar de foro privilegiado por prerrogativa de função.

Desde então, o processo referente à participação do então prefeito no esquema de corrupção foi desmembrado. Com a cassação do mandato de Adail, em dezembro de 2014, o processo voltou para a Justiça Federal no Amazonas.

Pedofilia

Adail Pinheiro já foi condenado por exploração sexual de crianças e adolescentes em Coari, onde foi eleito prefeito três vezes. Vários casos vieram à tona em uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, em 2013. Após a divulgação das denúncias, ele foi preso.

Fonte: G1

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O deputado estadual eleito Saullo Vianna (PPS) cunhado do Vice-prefeito de Presidente Figueiredo Mário Abraão foi levado para a sede da Polícia Federal por suspeita de crime eleitoral

Foto divulgação eleição 2018

O empresário e deputado estadual eleito Saullo Vianna (PPS) cunhado do Vice-prefeito de Presidente Figueiredo Mário Abraão foi levado para a sede da Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira, dia 7, para prestar depoimento e depois de cientificado da sua prisão foi conduzindo ao Centro de Detenção Provisoria - CDPM-II, segundo informações preliminares trata-se de crime eleitoral. A prisão do Deputado eleito com a colaboração do eleitorado de Presidente Figueiredo já é confirmada pela imprensa amazonense e por fontes do site.
Saullo Vianna está sendo assistido pelo advogado presidente da OAB/AM Marco Aurélio Choy, que ao ser consultado evitou falar sobre o assunto, dizendo que está verificando o teor da acusação contra seu cliente.
A ação policial federal deflagrada contra o Deputado eleito por suspeita de associação criminosa, corrupção e referente a prestação de contas eleitoral ocorre há apenas 10 dias de sua diplomação pelo TRE/AM. Saullo Vianna foi o nono candidato a deputado estadual mais votado na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). Além de Manaus, onde recebeu mais de 11 mil votos e em Parintins, mais de 6 mil, Presidente Figueiredo contribuiu com votação expressiva, obtendo assim a expectativa do mandato com 27.880 votos se não for impedido de ser diplomado ou casado posteriormente. O Procurador Regional Eleitoral Rafael Rocha, afirmou que o candidato não prestou contas parciais referentes as eleições de 2018, e demostra desinteresse em atender as disposições legais, já a Polícia Federal não confirma se tem a ver com suas empresas ou com a prisão do servidor do TRE de iniciais W.O.A.S. preso em flagrante no dia da eleição.
Segundo informações eleitorais o partido que Saullo disputou eleição não fez coligação sendo assim o único eleito do PPS estando na primeira suplência o coronel Amadeu Soares, que teve 10.970 votos. O empresário e deputado estadual eleito Saullo anda contando com a sorte, primeiro sua eleição surpreendente, depois escapou ileso de um grave acidente na AM-070, a rodovia Manoel Urbano quando estava a caminho da posse do prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior (MDB), fato ocorrido as 17h, quando o carro que dirigia, aquaplanou um pouco antes da estrada de Iranduba. Será que a sorte o ajudará a escapará das garras da justiça ?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Presidente Figueiredo escandalizada com estupro de vulnerável envolvendo o pai da Presidente da Câmara Municipal e irmão do Dep. Vicente Lopes

Acusado Francisco Lopes é pai da vereadora `Patricia Lopes e irmão do dep Vicente Lopes 

Crime de estupro de vulnerável abala Presidente Figueiredo, trata-se de Francisco Lopes de Souza, 55, irmão do Deputado Vicente Lopes e pai da Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo Patrícia Lopes, preso nesta quarta-feira (5) neste Município por investigadores da 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), suspeito de estuprar uma menina de 2 anos de idade, neta da sua atual companheira, Rita Maria Aragão de Andrade, testemunha do crime segundo relato consignado no Boletim de Ocorrência lavrado pela autoridade policial.
Segundo as informações registradas no Boletim de Ocorrência (B.O), o crime de estupro de vulnerável aconteceu na Comunidade Rumo Certo, no quilômetro 165 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR).
Afirmou ainda a testemunha, que Francisco Lopes de Souza foi flagrado pela família completamente sem roupas, deitado em uma cama, fazendo sexo e tentando penetrar a criança, que, na ocasião, também estava totalmente despida. Afirmou ainda a testemunha que a penetração só não se consumou em decorrência da chegada da testemunha, que, ao se deparar com a situação, gritou pedindo socorro indo e denunciar o caso à Polícia Civil.
O acusado Francisco Lopes de Souza foi conduzido a delegacia e foi detido nesta quarta-feira (5) e encontra-se preso à disposição da Justiça aguardando as medidas judiciais que o Ministério Público tomará junto ao Juiz da Comarca. A autoridade Policial já providenciou o exame de corpo de delito junto ao IML e o laudo preliminar foi positivo segundo informações do Secretário Municipal de Ação Social e Cidadania Ariones Silva, que presta assistência social e psicológica a família. Segundo o Código Penal Brasileiro no Art. 217-A, Comete o crime quem: Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena - reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Wilson Lima cauteloso enfrenta críticas de seus apoiadores

Governador eleito Wilson Lima foto divulgação

Em meio a desconforto envolvendo críticas sobre subserviência ao grupo jornalístico “a crítica” Wilson Lima age com cautela para a composição de sua equipe de secretariado. Diferente dos últimos governantes, que definiram as escolhas com base em acordos, Wilson Lima tem tomado decisões estratégicas em busca de uma independência de caciques para os próximos quatro anos.

Bastante discutida na sua campanha eleitoral, a proposta em selecionar pessoas com perfil técnico para as pastas estaduais está sendo uma dos principais passos de sua atual conjuntura política. O resultado tem sido um prolongamento das escolhas de seu time que, até o momento, conta com quatro nomes definidos.

Mas o prazo vai expirar neste último mês e Wilson Lima deve demonstrar para que veio nesse tabuleiro político. A aposta em profissionais da região é um fator determinante para sua caminhada, em detrimento de nomes desconhecidos da região, algo plenamente criticado no início da formulação da equipe de transição.

Aprendizado de um lado e desafio do outro, mas acima de tudo está o apelo popular que clamou por mudança e merece, no mínimo, um jogo diferente. Em 28 dias iniciam de fato os trabalhos da gestão que derrotou a máquina caduca e quebrou os estereótipos da política amazonense.