terça-feira, 29 de setembro de 2020

Os cortes do fornecimento de energia elétrica por inadimplência ficarão suspensos enquanto durar o estado de emergência na saúde no Estado devido à pandemia da Covid-19

 


Em decisão liminar, o juiz da 6ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho, Diógenes Vidal Pessoa Neto, acatou o pedido da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado (CDC/ALE) e manteve suspensos os cortes do fornecimento de energia elétrica por inadimplência, enquanto durar o estado de emergência na saúde no Amazonas devido à pandemia da Covid-19. A Comissão ingressou com Ação Coletiva de Consumo no último dia 5 de agosto.

A determinação, segundo pedido da CDC/ALE, obriga a empresa Amazonas Energia a cumprir as leis estaduais 5.143/20 e 5.145/20, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), mesmo em face à resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que autoriza a suspensão dos serviços.

Ainda conforme a decisão do dia 25 de setembro, em caso de descumprimento, a Amazonas Energia será penalizada com multa de R$ 2 mil, por cada consumidor afetado, a título de danos morais coletivos. O valor deverá ser revertido ao Fundo de Defesa do Consumidor (Fundecon).

Justiça manteve suspensos os cortes de luz, por inadimplência, durante a pandemia no Estado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De acordo com o presidente da CDC/ALE, desde o dia 1º de agosto, a Amazonas Energia retomou os cortes de energia em todo o Estado por falta de pagamento, alegando seguir as orientações da Aneel.

“A autorização da Aneel, que permite o corte por inadimplência, é um ato administrativo do Poder Executivo e não pode se sobrepor às leis estaduais em relação ao direito do consumidor. E neste momento de crise, em que muitos amazonenses perderam emprego e renda, a decisão da Justiça assegura a manutenção desse serviço essencial”, ponderou João Luiz, ao destacar que a suspensão dos cortes de luz também contribui para garantir o cumprimento do distanciamento social durante a pandemia.

Fonte: D24am.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Turma das administrações anteriores figuram na lista de gestores condenados pelo TCE-AM

 


O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) remeteu à Justiça Eleitoral, na última sexta-feira (25), lista atualizada de gestores públicos condenados nas prestações de contas. Na lista constam 956 processos de 567 gestores e ex-gestores do Amazonas dentre eles o ex-prefeito Neilson Cavacante; José De Menezes Pinheiro (SAAE); Maria Da Conceição Wanderley Lasmar (SISPREV) figurinhas conhecidas das administrações anteriores.

Esta é a terceira atualização de lista emitida pela Corte Estadual de Contas e vem indicar auxilio a Procuradoria Regional Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na análise do registro de candidaturas às eleições municipais deste ano.

A lista é utilizada com conforme a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº. 135 de 2010) que leva em consideração o julgamento do TCE para avaliar a elegibilidade dos candidatos.

Em entrevista ao portalmarcossantos.com.br o conselheiro Mario de Mello asseverou que “Nosso objetivo é auxiliar os órgãos responsáveis na lisura do processo eleitoral, além de levar ao conhecimento da sociedade com a devida responsabilidade e transparência, todos àqueles gestores que não tiveram responsabilidade com o erário no tempo em que conduziram a administração pública”, destacou o presidente do TCE-AM.

De se esclarecer que as listas emitidas pelo Tribunal de Contas poderão servir não somente na impugnação de candidaturas, como também na posterior cassação do mandato, além de contribuir para a sociedade na escolha de candidatos que tiveram responsabilidade com o patrimônio público. Todas as três listas formuladas até o momento estão disponíveis para consulta pública no portal do TCE-AM, onde é possível verificar mais detalhes dos processos pelos quais os gestores foram punidos pela Corte de Contas.

 Veja a lista no link:https://www2.tce.am.gov.br/?p=41788

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Romeiro Mendonça mostra força política em Presidente Figueiredo, assim foi oficializado sua candidatura a reeleição nesta quarta-feira (16) ao lado do Vereador, Simão Pacheco.

 


“Presidente Figueiredo, nosso maior orgulho”, é com esse slogan que o pré-candidato Romeiro Mendonça abriu às 17h, no Clube do Vaqueiro a concorrida Convenção Municipal em Presidente Figueiredo. Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.


Em convenção, Romeiro Mendonça mostra força política em Presidente Figueiredo, assim foi oficializado nesta quarta-feira (16) ao lado do Vereador, Simão Pacheco, durante a convenção da Chapa puro sangue apoiada por um arco de aliança com quatro partidos PSB; REPUBLICANOS; PDT; PROGRESSISTAS, o prefeito Romeira Mendonça, que se emocionou e chorou ao falar de sua trajetória na política e sobre o apoio que vem recebendo, mas pregou cautela ao afirmar que não fez mais em razão do grupo de vereadores de oposição que dificultaram a aprovação de projetos de governo para o Município.


“Sou parte dessa grande maioria da população que confia na prefeitura de Presidente Figueiredo. E por que não acreditar que essa equipe não vai continuar fazendo Presidente Figueiredo seguir em frente? Já fizemos em um mandato e consertamos 12 anos de abandono. E agora seguiremos um novo caminho mesmo contra a vontade da oposição. Mas se Deus quiser, com muita fé, sairemos vitoriosos, pois Presidente Figueiredo não pode parar e mesmo após um dia duro de trabalho ainda temos animo para seguir em frente”, afirmou o pré-candidato a Vereador Andramites.


O evento obedeceu, de acordo com os organizadores, todas as regras de prevenção ao Corona vírus com distribuição de máscaras, álcool em gel e informações sobre prevenção, assim como as demais medidas que já eram de praxe na entrada do município com desinfecção de veículos e medição de temperatura.

 

  

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Convenções dão início a corrida Eleitoral em Presidente Figueiredo.


A semana foi marcada pelas convenções partidárias. Rocicleide Queiroz fez a sua convenção bastante comentada e abriu os trabalhos, depois Fernando Vieira fez a sua sem expressão alguma demostrando que sua rejeição é grande. Olavo Angiolis também seguindo o rito eleitoral reuniu seu grupo em convenção lançando sua candidatura. Também lançaram candidaturas a chapa Márcio Bastos e Dr. Jand Rubens. Agora a expectativa gira em torno da convenção de Romeiro Mendonça e Simão Pacheco (PSB; REPUBLICANOS; PDT; PROGRESSISTAS) marcadas para o próximo dia 16. 

Silas Câmara  

O Deputado Silas Câmara abriu publicamente o seu apoio incondicional a candidatura de Romeiro Mendonça e Simão Pacheco e com ele nomes de peso da politica amazonense também prometem apoio político a candidatura. 

Prazo 

O prazo para a realização das convenções vai até o dia 16 de setembro. Por estratégia, vários partidos vão deixar para realizar o encontro nos instantes finais!