terça-feira, 28 de maio de 2024

Morre em Manaus, Arthur Bisneto, Filho do Ex-Senador Arthur Neto

Ex- Deputado Federal Arthur Bisneto

Manaus (AM) – Na tarde desta terça-feira (28), o ex-deputado federal Arthur Bisneto, de 44 anos, filho do Ex-Senador e prefeito de Manaus Arthur Neto, faleceu no bairro Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus. Arthur Neto confirma morte do filho. Ex-deputado federal pelo Amazonas, Arthur Bisneto, 44 anos, foi encontrado morto em sua casa no bairro Ponta Negra, zona Oeste da cidade. Causa da morte em investigação.


Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto teve uma carreira política destacada. Em 2014, ele foi o deputado federal mais votado do estado do Amazonas, refletindo sua popularidade e influência na região.


Em 2022, Bisneto se candidatou ao cargo de governador, buscando ampliar seu impacto político, embora não tenha obtido êxito na disputa. A notícia de sua morte surpreendeu e abalou a comunidade política e os cidadãos de Manaus, que lembram de sua atuação no cenário político local e nacional.


Artur Bisneto era reconhecido por seguir os passos de seu pai, Arthur Neto, que teve uma carreira política de destaque, incluindo mandatos como prefeito da capital amazonense. 

Ex-Senador Arthur Neto seu Filho Ex-Dep Federal Arthur Bisneto

Bisneto deixa um legado de compromisso com o Amazonas e uma trajetória marcada por esforços para melhorar a vida dos cidadãos do estado. 

Sua morte marca uma perda significativa para a política amazonense. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a causa da morte ou detalhes sobre o funeral. Mais informações serão compartilhadas assim que disponíveis.

                                   
Arthur Neto Lamenta a Morte do Filho Arthur Bisneto meio das redes sociais, Arthur Neto lamentou profundamente a morte de seu filho, Arthur Bisneto, ex-deputado federal. Ele oficializou a notícia e expressou a imensa dor da perda.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Vacinação contra Poliomielite no Amazonas começa em 27 de maio diz FVS

Foto: Divulgação/FVS-RCP

 A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), anuncia, nesta sexta-feira (17/05), a realização da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a paralisia infantil, que acontecerá no período de 27 de maio a 14 de junho no Amazonas.

O dia “D” de divulgação e mobilização nacional está agendado para o dia 8 de junho. O objetivo principal é conter o risco de reintrodução do poliovírus, mantendo o país livre da doença e empreendendo esforços para a erradicação dessa enfermidade. A operacionalização da vacinação será coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Para a campanha de 2024, a população-alvo inclui crianças menores de 5 anos, sendo que as crianças menores de 1 ano serão vacinadas com a vacina inativada poliomielite (VIP) e as crianças de 1 a 4 anos receberão a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com VIP.

O Amazonas tem mostrado um progresso consistente na cobertura vacinal contra a poliomielite nos últimos anos, com taxas variando entre 76,24% em 2016 e atingindo 82,83% em 2023. Em relação à campanha, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da iniciativa para ampliar as coberturas vacinais contra a poliomielite.

“Esta é uma oportunidade importante para proteger nossas crianças. Temos um histórico de coberturas vacinais que precisam ser ainda mais fortalecidas. Com a campanha, visamos ampliar essas coberturas e aumentar a proteção contra a poliomielite”, enfatiza a diretora Tatyana.

A gerente de imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, acrescenta que a mobilização das secretarias municipais de saúde e das populações municipais são estratégicas para o desempenho das campanhas. “É preciso enfatizar a importância e os benefícios da vacinação por meio de educadores, profissionais de saúde, da população e da sociedade civil, assim como influenciar na captação do grupo-alvo da ação”, disse.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com fezes e secreções. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dores no corpo, vômitos, diarreia e, em casos graves, paralisias musculares, principalmente, nos membros inferiores. Não há cura para a poliomielite, tornando a vacinação a única forma eficaz de prevenção.

Estratégias de vacinação

Ainda nas estratégias de imunização do Amazonas, a FVS-RCP realiza, na terça-feira (21/05), treinamento para a inclusão da vacina Monovalente XBB 1.5 Spike Vax, da fabricante Moderna, como estratégia de vacinação contra a covid-19.

Fonte: Correio da Amazônia

sábado, 18 de maio de 2024

 

Ex-vereador Raimundo Marthins do Valle, conhecido como "Baiano", falece em Presidente Figueiredo

Raimundo Marthins do Valle (Baiano)

O município de Presidente Figueiredo está de luto com o falecimento de Raimundo Marthins do Valle, popularmente conhecido como "Baiano", ex-vereador e figura querida da comunidade. Baiano faleceu hoje, sábado, no Hospital Geral Eraldo Falcão, após sofrer um infarto.

 Baiano, que passou mal em seu sítio no quilômetro 23 da estrada de Balbina (AM-240), foi levado às pressas para o hospital por sua família. Apesar dos esforços médicos, ele não resistiu e veio a óbito.

 Baiano, como era carinhosamente chamado, deixou um legado de serviço público e dedicação à cidade de Presidente Figueiredo. Sua atuação como vereador foi marcada pelo compromisso com a comunidade e a busca por melhorias para o município.

 A comunidade local e os amigos prestam homenagens e enviam condolências à família, que enfrenta este momento de profunda dor. Que sua memória e contribuições para a cidade sejam sempre lembradas com carinho e respeito.


INFORMAÇÕES DO VELÓRIO DE RAIMUNDO MARTINS DO VALLE

Local: Funerária Nova Renascer

Endereço: Rua Major Gabriel n° 1974 - Praça 14 de janeiro, ao lado da sorveteira Glacial

Hora: a partir de 07:00h

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Amazonas Energia presta mau serviço e é notificada pelo Procon-AM após apagão em Manacapuru e quedas de energia em Presidente Figueiredo

 

Foto divulgação

Foram solicitadas informações acerca do total de consumidores afetados e sobre o que provocou o desligamento do serviço

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou, nesta quinta-feira (16/05), a empresa Amazonas Energia a prestar esclarecimentos sobre a falta de energia nos municípios de Manacapuru e Presidente Figueiredo, (a 98 e 117 quilômetros da capital, respectivamente). Manacapuru enfrentou uma interrupção elétrica de aproximadamente 10 horas no último final de semana, enquanto Presidente Figueiredo registrou quedas de energia recorrentes na última semana.

Na notificação, o Procon pede informações sobre o total de consumidores afetados; esclarecimentos sobre o que provocou o desligamento do serviço; as medidas tomadas para minimizar os impactos sofridos pela população e a reparação de possíveis perdas, ocasionadas pela interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Conforme o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, as pessoas que tiveram prejuízos podem recorrer aos seus direitos via Procon, via requisição administrativa na própria concessionária de energia ou no Poder Judiciário.

“No Código de Defesa do Consumidor existe a teoria do risco e quem assume o risco das atividades são os fornecedores. Então, nós estamos trabalhando para responsabilizar cada um nessa cadeia”, destacou o diretor-presidente do órgão.

O Procon-AM deu prazo de 10 dias para que a empresa Amazonas Energia S.A encaminhe as respostas, bem como a documentação comprobatória das medidas tomadas. O órgão, enfatiza que a falta de retorno da concessionária Amazonas Energia pode ser considerada desobediência e estar sujeita a sanções.

Foto da notificação da concessionária

A empresa Amazonas Energia é recordista de ações judiciais pelo mau serviço prestado aos consumidores e pelos abusos que comete nas cobranças das tarifas e procedimentos referentes as medidores de consumo de energia, gerando insatisfação na população do estado do Amazonas.      

Canais de denúncia:

Para dúvidas e denúncias, a população pode entrar em contato com o setor de atendimento do Procon-AM por meio dos telefones (92) 3215-4009 / 0800-092-1512 ou encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico: fiscalizaoprocon@procon.am.gov.br. O órgão enfatiza que está aberto  para atender à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Av. André Araújo, 1500 – Aleixo.


Fotos: João Pedro/Procon-AM


quinta-feira, 16 de maio de 2024

Bombeiros do Amazonas chegam ao Rio Grande do Sul e iniciam mapeamento para ações de busca e resgate

FOTO: Divulgação/CBMAM

A tropa com 15 bombeiros militares Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) chegou, no início da madrugada desta quinta-feira (16/05), a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde se apresentaram ao Comitê de Crise. Os militares foram enviados pelo Governo do Amazonas, para dar apoio direto nas ações de busca e resgate de vítimas das severas chuvas e enchente naquele estado. Inicialmente, eles atuarão na cidade de Lajeado.

De acordo com o tenente Rodolpho Carepa, comandante da missão dos bombeiros do Amazonas no Rio Grande do Sul, inicialmente, a tropa foi recebida no Comando Geral do Corpo de Bombeiros daquele estado, onde foi apresentado o plano de atuação das forças de salvamento e resgate.

“Chegamos a Porto Alegre no início da madrugada. Agora pela manhã reunimos com o comando de incidentes e foi definido que nossa área de atuação será na cidade de Lajeado, juntamente com outras equipes de bombeiros. Partiremos, ainda agora pela manhã, ao município e, chegando lá, faremos o mapeamento da área para iniciar as ações conforme demanda”, explicou tenente Rodolpho.

Os militares partiram de Porto Alegre por volta das 10h, no horário de Brasília, com destino à cidade de Lajeado. Ao todo, a equipe enviada é composta por dois mergulhadores, três guarda-vidas, dois especialistas em salvamento terrestres, um em desastres naturais, um em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e seis especialistas em resgate em estruturas colapsadas. AM pelo RS

Após anúncio feito pelo governador Wilson Lima, de envio da tropa para suporte ao Governo do Rio Grande do Sul, a equipe do CBMAM partiu, no dia 10 deste mês, com saída de Manaus. A viagem teve duração de seis dias, em virtude das difíceis condições logísticas de acesso à área atingida. Os militares saíram de Manaus em balsa e depois seguiram o trajeto pela BR-319.

domingo, 12 de maio de 2024

Amazonas F.C. faz história ao derrotar o Santos na Arena da Amazônia

Triunfo é o primeiro de um clube do estado sobre o Santos F.C - Foto: Julcemar Alves/Sedel

 O Amazonas F.C. enfrentou o Santos F.C. na Arena da Amazônia, na tarde deste sábado (11/05), e saiu com a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro Série B 2024. O time amazonense, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, vai a quatro pontos e entra na história como o primeiro clube do estado a derrotar o time paulistano bicampeão mundial.


“Essa vitória do Amazonas F.C. contra uma equipe tão renomada como o Santos é um marco histórico não apenas para o clube, mas para todo o estado do Amazonas. É a prova de que os investimentos do Governo do Amazonas e apoio ao esporte estão dando frutos”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

O cenário estava propício para uma ótima partida de futebol, a chuva cessou e o sol apareceu antes do apito inicial. Mais de 17 mil pessoas foram ao estádio apoiar os times, com um bom número de santistas presentes. Caso de Kiomerson Almeida, de 33 anos, morador da cidade de Praia Grande, no estado de São Paulo, que viajou até Manaus só para assistir ao jogo.

Foto: Julcemar Alves/Sedel

“Quando o Santos acabou sendo rebaixado no ano passado, a parte que se salva dessa experiência era conhecer lugares novos. Eu já conheci quase o Brasil inteiro, atrás do Santos, então surgiu essa oportunidade, a última vez que havia jogado aqui foi há dez anos, então falei que tinha de fazer essa loucura e vir ao jogo no final de semana”, falou Kiomerson Almeida.

O gol da vitória, e único da partida, foi marcado ainda no primeiro tempo, aos 18 minutos, Ênio fez linda jogada individual e acertou um belo chute sem chances para o goleiro João Paulo. Com o triunfo, o Amazonas chega a quatro pontos e sai da zona de rebaixamento. O próximo adversário da Onça será o Ceará, na quarta-feira (15/05), às 20h30, na Arena Castelão.

Fonte: Correio da Amazônia

NÚMERO DE MORTOS NO RIO GRANDE DO SUL SOBE PARA 136; DESAPARECIDOS CHEGAM A 125 E OS DANOS MATERIAIS SÃO INCALCULÁVEIS

 

Foto Agência Brasil

sábado, 4 de maio de 2024

 O EX-PRESIDENTE BOLSONARO ENFRENTA MAL-ESTAR EM MANAUS E É HOSPITALIZADO

 

EVENTO NA ARENA AMADEU TEIXEIRA EM MANAUS

O ex-presidente JAIR BOLSONARO passou por um episódio de mal-estar nesta sexta-feira (3/5) durante sua visita a MANAUS, sendo levado às pressas ao Hospital Santa Júlia, situado na avenida Boulevard Álvaro Maia. 

BOLSONARO COM O PRE-CANDIDATO A PREFEITO DE MANAUS ALBERTO NETO

FONTES próximas ao presidente revelaram que os desconfortos começaram a afligi-lo ainda em Brasília, antes de sua chegada à capital amazonense. Relatos indicam que BOLSONARO iniciou queixas sobre dores na perna, que se intensificaram com a movimentada agenda em MANAUS.

 

Diante do agravamento das dores e da crescente preocupação com sua condição, BOLSONARO foi rapidamente encaminhado ao hospital local, onde recebeu atendimento médico imediato. Uma fonte próxima ao presidente informou que houve um inchaço súbito em ambas as pernas durante um passeio, o que acendeu alertas sobre sua saúde.

 

A equipe médica que cuidou do presidente foi orientada a não fornecer detalhes sobre o incidente. No entanto, autoridades locais garantiram que BOLSONARO está sob observação e recebendo os cuidados necessários para sua recuperação.

 

O episódio trouxe à tona preocupações sobre a saúde do EX-PRESIDENTE e destacou a importância de medidas preventivas e cuidados médicos adequados. Enquanto isso, a visita de BOLSONARO A MANAUS e sua subsequente hospitalização ressaltam a relevância da questão da saúde pública na região amazônica e a necessidade de políticas eficazes para enfrentar os desafios enfrentados pela população local.


EVENTO NA ARENA AMADEU TEIXEIRA EM MANAUS