Ex- Prefeito Fernando Vieira |
Segundo notícia
veiculada no Jornal ‘a Crítica’ edição de 10/01/2013 página A7, serão julgados
os recursos de revisão de Adail Pinheiro (Prefeito de Coari) e neste mesmo
patamar tramitam os recursos de outros ex-prefeitos dente eles do ex-prefeito
de Presidente Figueiredo, ANTONIO FERNANDO VIEIRA “FERNANDÃO”, demonstrando
quantas foram as irregularidades cometidas nestas gestões.
FERNANDÃO cassado
pela Justiça Eleitoral travou uma luta dispendiosa nos tribunais eleitorais
para se livrar da cassação por compras de votos, e mesmo assim concluiu seu
mandato onde administrou um orçamento anual de aproximadamente
R$ 108.000.000,00, sem contudo convencer a população sobre esses gastos, pouco realizou a não ser a limpeza publica, aluguel de banheiros químicos, automóveis, contratação de shows, pintura e manutenção de escolas e pagamento da folha de vencimentos dos funcionários, além de utilização de propaganda institucional e programas de rádio e televisão desviando a atenção da população aos problemas administrativos e sociais que afligem a comunidade Figueirense, dentre as poucas ações administrativas visíveis nesta administração, e mesmo assim beneficiou um seleto grupo de prestadores de serviço. Muitos desses procedimentos foram contratados aplicando-se aditivos aos contratos licitados, inclusive com suspeitas de que estes contratos tinham valores superestimados encontrando-se hoje sob a analise dos auditores dos Tribunais de Contas.
R$ 108.000.000,00, sem contudo convencer a população sobre esses gastos, pouco realizou a não ser a limpeza publica, aluguel de banheiros químicos, automóveis, contratação de shows, pintura e manutenção de escolas e pagamento da folha de vencimentos dos funcionários, além de utilização de propaganda institucional e programas de rádio e televisão desviando a atenção da população aos problemas administrativos e sociais que afligem a comunidade Figueirense, dentre as poucas ações administrativas visíveis nesta administração, e mesmo assim beneficiou um seleto grupo de prestadores de serviço. Muitos desses procedimentos foram contratados aplicando-se aditivos aos contratos licitados, inclusive com suspeitas de que estes contratos tinham valores superestimados encontrando-se hoje sob a analise dos auditores dos Tribunais de Contas.
Esta contestada
administração blindou as informações sobre os gastos públicos e sobre a folha
de pagamento obrigando algumas pessoas a ingressarem com Mandados de Segurança
junto a Justiça para ter acesso as informações, que graças aos recursos
processuais ainda não foram julgados definitivamente, evidenciando que se
aberta a “caixa preta” os desvios aparecerão e virão à tona.
SAIBA
COMO IDENTIFICAR A CORRUPÇÃO:
O primeiro passo
para combater a corrupção é identificar o perfil do fraudador, suas práticas e
comportamentos.
1. Reconheça o Sr.
“Rouba, mas faz”
Perfil do corrupto brasileiro
Ele faz promessas eleitorais, mas depois da posse esquece tudo o que
disse durante a campanha. O administrador corrupto utiliza o orçamento público
para empregar amigos e parentes, favorecer aqueles que apoiaram durante o
processo eleitoral e pagar antigas dívidas pessoais ou políticas com credores.
Eles usam o orçamento da prefeitura ou do órgão que dirigem como se
fosse o seu pessoal, misturando os assunto e as prioridades, de forma a
confundir os observadores, e assim conseguir utilizar os recursos públicos a
seu favor, despertando menos suspeitas.
2. Observe a gestão
de sua cidade. Desconfie quando...
- · O eleito e seus auxiliares têm histórico comprometedor
- · Falta transparência nos atos administrativos
- · Não existem controles administrativos ou financeiros
- · Há apoio ou conivência com grupos suspeitos de crimes e irregularidades
- · Os colaboradores tem baixo nível de capacitação técnica
- · A comunidade é excluída do processo orçamentário
3. Fique atento a
atitudes que denunciam:
Sinais exteriores de riqueza: Quando o eleito, amigos e parentes exibem bens de alto valor,
adquiridos de uma hora para outra, como carros, imóveis, jóias. Desconfie
também quando o padrão de consumo não for compatível com a renda, como grandes
viagens, festas ou despesas em bares e restaurantes.
Resistência a prestar contas: Se os administradores locais dificultam o acesso à informação,
especialmente sobre os gastos da Prefeitura, desconfie. Por lei, todo cidadão
tem direito a esse tipo de informação.
Falta crônica de verba: O orçamento da Prefeitura é calculado para cobrir os serviços básicos
da cidade. Sinais de abandono ou negligência podem ser indicadores de má
administração ou desvio de recurso público.
·
Parentes e amigos empregados: Uma dos artifícios mais utilizados para o
pagamento de favores de campanha é a contratação de corregilionários, amigos e
parentes no serviço público sem necessidade real.
·
Não divulgação dos gastos públicos: A Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a divulgar
diariamente o movimento do caixa do dia anterior. Ele também deve tornar
público o balancete mensal da Prefeitura.
·
Transferências de verbas
orçamentárias: Remanejamentos de grandes somas
são suspeitos. Desconfie de transferências de verbas acima de 5%. O prefeito
pode subverter todas as prioridades originais com grandes transferências entre
as rubricas. Isso pode em algumas situações ser feito para atender necessidades
emergenciais, mas na maioria das vezes é feita para atender interesses
eleitorais e pessoais dos prefeitos. É preciso uma análise cuidadosa das
transferências, e elas deveriam ser analisadas pela Câmara Municipal.
·
Perseguição a outros administradores
honestos: Os corruptos tentam eliminar
qualquer obstáculo ao seu esquema de enriquecimento ilícito. Um sinal de que há
corrupção é quando há perseguição a administradores honestos.
4. Conheça as
práticas de corrupção frequentes
·
Notas frias: De empresas que não existem juridicamente ou fisicamente.
·
Superfaturamento no preço: Compra de produtos e serviços com valor muito acima do praticado pelo
mercado, em que a diferença entre o preço real e o superfaturado é repartida
entre fornecedor e funcionários da prefeitura.
·
Superfaturamento na quantidade: São compras cuja a quantidade de produtos é muito superior à
demanda real ou à entrega.
·
Licitações fraudulentas: O caso mais comum é forjar a participação de três concorrentes,
utilizando documentos falsos de empresas legalmente constituídas. Outro esquema
é combinar os valores superiores para garantir que determinada empresa irá
ganhar a concorrência.
Todas essas estratégias exigem, sem exceção, a conivência de
funcionários da prefeitura. A prática mostra que é impossível um prefeito
roubar sozinho. Preste atenção nas atitudes dos responsáveis por compras,
almoxarifado, recebimento de serviços prestados, contabilidade e tesouraria.
SAIBA
COMO DENUNCIAR A CORRUPÇÃO
Tendo reunido
provas consistentes de que existe corrupção na administração de sua cidade, é
possível entrar em contato com os órgãos públicos competentes para investigar
as denúncias.
No entanto, é
importante lembrar que:
Os fraudadores são
pessoas sem escrúpulos que poderão forjar ou destruir documentos, subornar
pessoas, intimidar testemunhas ou atacar a integridade daqueles que os
denunciam. Por isso, é preciso planejar com antecedência todas as reações para
possíveis ataques. Não se intimide. Responda as suas acusações com argumentos
claros, apresente provas.
É indispensável
aprofundar os conhecimentos sobre a legislação brasileira antes de iniciar um
processo. Geralmente, os envolvidos em esquemas de corrupção possuem bons
advogados que exploram erros cometidos na formalização e tramitação do processo
para tentar anular o inquérito.
Veja a quem
recorrer:
Tribunal de Contas
do Estado
Este órgão se
limita a investigar os aspectos formais dos procedimentos e documentação. O seu
relatório pode servir como prova para um eventual processo. www.tce.am.
O órgão é
responsável por fiscalizar o uso de verbas federais como o Fundo de Manutenção
e Desenvolvimento da Educação Fundamental – FUNDEF.
Este órgão federal
examina a aplicação de recursos repassados pela União aos municípios e
fiscaliza o Poder Executivo.
Ouvidoria
Parlamentar
Ministério Público
Estadual
Promotoria da
Justiça da Comarca
Com a confirmação
das suspeitas de irregularidades, o grupo denunciante deve entrar com uma
representação neste órgão. A Promotoria poderá abrir inquérito para averiguar
os fatos e iniciar ação civil pública por improbidade administrativa. www.mp.am.gov.br.
Câmara Municipal
Dependendo da
relevância das provas existentes, é possível solicitar a abertura de uma
Comissão Especial de Investigação para apurar os fatos.
Procuradoria Geral
da República
MINISTÉRIO PÚBLICO
FEDERAL
Quando as
irregularidades envolvem verbas federais, é possível acionar o Ministério
Público Federal. Em muitos casos, a atuação do MPF é
fundamental para o não arquivamento do processo.
Secretaria da
Receita Federal
O enriquecimento
súbito dos corruptos pode ser investigado pela Receita Federal. Este órgão
responsável por verificar se há sonegação fiscal e remessa de recursos para o
exterior.
Imprensa
Veículos de
comunicação sérios e comprometidos com a sua cidade podem ser um forte aliado
para a mobilização popular contra administradores corruptos.
Ordem dos advogados
do Brasil seção do estado do amazonas
As comissões de
defesa da OAB/AM estão organizadas para atender a sociedade e defender o
interesse publico. www.oabam.org.br.
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