sábado, 29 de junho de 2024

Boi Garantido fecha a primeira noite do Festival de Parintins revelando os 'Segredos do Coração'

 


Parintins: Foto divulgação

O Boi Bumbá Garantido fez uma bela entrada na arena do Festival Folclórico de Parintins. A primeira noite foi como prometido e apresentou o tema a origem da vida, com base na resistência e sabedoria de uma das maiores nações indígenas do Brasil: os Sateré-Mawé.

A alegoria do bumbá encarnado que abriu o espetáculo foi a "Noçokem", que ajudou a contar o tema da noite: "A Origem da Vida", o primeiro subtema dos "Segredos do Coração", que começaram a ser revelados na Ilha da Magia.

Israel Paulain abre a apresentação entoando a toada "Vermelho" logo depois o levantador de toadas do Garantido, Sebastião Júnior, surgiu na arena para conduzir as toadas levantando a torcida. Logo em seguida, a porta-estandarte Lívia Cristina desceu do topo do módulo temático do boi Garantido, “Segredos da Vida”, abrindo a sua apresentação. Como não podia faltar, os imprevistos sempre aparecem e na saída, a alegoria do Boi Bumbá bateu em uma estrutura dentro do Bumbódromo sendo danificada.

A cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, surgiu no meio da alegoria "Noçokem". Evolundo na apresentação se transformando em uma onça pintada. A Ex-BBB evoluiu ao lado de dançarinos, durante a toada "Isa-A-bela".

A figura típica regional trouxe as "Ribeirinhas", revelando a rainha do folclore Edilene Tavares, que representou Alexandrina Monteverde, mulher negra de fé, parteira, erveira, rezadeira, artesã que ajudou seu filho Lindolfo a confeccionar o primeiro boizinho, costurou fantasias e arrumava o terreiro para o Garantido brincar. Uma ribeirinha que guiou sua comunidade do final do século 19 até os últimos dias de sua vida e emprestou seu nome ao lugar, um aquilombolamento afro-indígena ribeirinho, em Parintins, chamado de Baixa da Xanda.

O boi Garantido saiu de dentro da alegoria "Beija-Flor - Origem Ancestral", em uma homenagem ao seu criador. Em seguida o Boi bumbá, teve a companhia da sinhazinha da fazenda Valentina Coimbra, que emergiu bailando junto com um grupo dança. 

A abertura foi do Boi bumbá Caprichoso, "Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas" foi o tema apresentado pelo Boi Caprichoso na abertura do 57º Festival Folclórico de Parintins nesta sexta-feira (28). Com hologramas projetados no meio do Bumbódromo e um grande touro negro vindo do céu através de um guindaste, o bumbá azul iniciou o projeto "Cultura – O Triunfo do Povo".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário