sexta-feira, 21 de junho de 2024

MPE QUESTIONA PESQUISA ELEITORAL DIVULGADA PELO PRÉ-CANDIDATO FERNANDO VIEIRA EM PRESIDENTE FIGUEIREDO

 

Presidente Figueiredo eleições 2024

A justiça eleitoral recebeu uma representação de Divulgação de Pesquisa Eleitoral Fraudulenta, número 0600045-39.2024.6.04.0051, feita pelo partido União Brasil em Presidente Figueiredo, contra o pré-candidato Fernando Vieira e a empresa OPP O PRIMEIRO PORTAL PESQUISA DE MERCADO LTDA, representada por EILEM MARA DOS SANTOS NORONHAA pesquisa em questão favorece FERNANDO VIEIRA.

A sondagem, autofinanciada, gerou desconfiança, levantando suspeitas de que foi produzida sem a devida qualidade. Além disso, ao informar que a pesquisa não teve contratante externo, o instituto não precisou revelar a origem dos recursos financeiros utilizados.

Embora a legislação eleitoral não proíba expressamente que uma empresa patrocine suas próprias pesquisas, é necessário justificar a procedência dos recursos financeiros. A falta dessa informação descumpre a resolução do TSE, que exige a divulgação do valor e da origem dos recursos utilizados na realização da pesquisa.

Nesse contexto, há suspeitas de que FERNANDO VIEIRA possa ter utilizado subterfúgios para forjar sondagens com o objetivo de influenciar os eleitores e induzir o voto.

O Ministério Público Eleitoral acolheu a denúncia do partido pedindo uma decisão liminar. Um dos pedidos do MPE é pela proibição da divulgação da referida pesquisa.

Vale ressaltar que as pesquisas eleitorais já fazem parte do modus operandi nas campanhas eleitorais do município. Em 2016, o mesmo grupo político de Fernando Vieira tentou manipular o eleitorado através de sondagens para favorecer o aliado NEILSON CAVALCANTE, que acabou sendo derrotado nas urnas.

Caso o pedido de liminar seja aceito pela juíza Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho Starling, a pesquisa deverá ser retirada do ar sob pena de multa.

Importante destacar que, em 2016, o grupo político de Fernando Vieira já utilizou essa estratégia de “batizar pesquisa” para tentar influenciar os eleitores, mas acabou perdendo com uma diferença de quase 2 mil votos.

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