domingo, 1 de abril de 2012

Dia da mentira 1º de abril

Como surgiu? Todo dia 1º de abril é a mesma coisa. Caímos em "pegadinhas" e ouvimos piadas de amigos e parentes aqui e ali. É tradição do Dia da Mentira (ou Dia dos Bobos) contar histórias que não tenham um fundo de verdade para as pessoas e pregar peças em quem estiver por perto. Mas como isso começou?

Dentre tantas explicações, a mais conhecida é a de que o Dia da Mentira surgiu na França, no século 16, quando o Ano-Novo era comemorado no dia 25 de março e as festas duravam uma semana, só terminando no dia 1º de abril.

Em 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, que passava o dia de Ano-Novo para 1º de janeiro. Muitos franceses resistiram à nova tradição e ainda comemoravam a data conforme o calendário antigo. Gozadores da época então passaram a ridicularizar estas pessoas, consideradas bobas por seguirem algo que não era verdade, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Como veio para o Brasil? Em 1º de abril de 1848, foi lançado em Pernambuco um periódico chamado "A Mentira", que noticiava o falecimento de Dom Pedro já em sua primeira edição. O artigo foi desmentido no dia seguinte.

O jornal teve sua última publicação no dia 14 de setembro de 1849, na qual convocou todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

É uma tradição mundial? Sim. Países do mundo inteiro adotaram o 1º de abril como o Dia da Mentira. Na Itália e na França, as pessoas que caem nas peças pregadas nesta data são chamadas de Peixes de Abril, ou Pesce d'Aprile e Poisson d'Avril, respectivamente. Em países de língua inglesa, como Inglaterra e Estados Unidos, o Dia da Mentira costuma ser chamado de April Fool's Day (Dia dos Tolos de Abril).

Nenhum comentário:

Postar um comentário