sábado, 29 de junho de 2024

PORTAL TERRA DAS CACHOEIRAS LAMENTA O FALECIMENTO DA DOUTORA EUNICE DITZEL

Doutora Eunice Ditzel

É com profundo pesar que o Portal Terra das Cachoeiras comunica o falecimento da doutora Eunice Ditzel, ocorrido hoje em Londrina, no Paraná. A doutora Eunice, que atuou como médica pediatra em nosso município de Presidente Figueiredo, deixou um legado de dedicação e carinho ao longo dos anos em que aqui trabalhou e residiu.

Doutora Eunice Ditzel foi uma profissional admirada e amada por muitos, conhecida pelo seu comprometimento com a saúde e bem-estar das crianças de nossa comunidade. Seu trabalho incansável e sua empatia conquistaram o respeito e a gratidão de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos. Doutora Eunice Ditzel deixa um filho, neto e irmãos, e rogamos a Deus que a acolha em um bom lugar.

A comunidade de Presidente Figueiredo está em luto pela perda desta grande profissional e ser humano exemplar. Que sua memória continue viva em nossos corações e suas ações sirvam de inspiração para todos.

Boi Garantido fecha a primeira noite do Festival de Parintins revelando os 'Segredos do Coração'

 


Parintins: Foto divulgação

O Boi Bumbá Garantido fez uma bela entrada na arena do Festival Folclórico de Parintins. A primeira noite foi como prometido e apresentou o tema a origem da vida, com base na resistência e sabedoria de uma das maiores nações indígenas do Brasil: os Sateré-Mawé.

A alegoria do bumbá encarnado que abriu o espetáculo foi a "Noçokem", que ajudou a contar o tema da noite: "A Origem da Vida", o primeiro subtema dos "Segredos do Coração", que começaram a ser revelados na Ilha da Magia.

Israel Paulain abre a apresentação entoando a toada "Vermelho" logo depois o levantador de toadas do Garantido, Sebastião Júnior, surgiu na arena para conduzir as toadas levantando a torcida. Logo em seguida, a porta-estandarte Lívia Cristina desceu do topo do módulo temático do boi Garantido, “Segredos da Vida”, abrindo a sua apresentação. Como não podia faltar, os imprevistos sempre aparecem e na saída, a alegoria do Boi Bumbá bateu em uma estrutura dentro do Bumbódromo sendo danificada.

A cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, surgiu no meio da alegoria "Noçokem". Evolundo na apresentação se transformando em uma onça pintada. A Ex-BBB evoluiu ao lado de dançarinos, durante a toada "Isa-A-bela".

A figura típica regional trouxe as "Ribeirinhas", revelando a rainha do folclore Edilene Tavares, que representou Alexandrina Monteverde, mulher negra de fé, parteira, erveira, rezadeira, artesã que ajudou seu filho Lindolfo a confeccionar o primeiro boizinho, costurou fantasias e arrumava o terreiro para o Garantido brincar. Uma ribeirinha que guiou sua comunidade do final do século 19 até os últimos dias de sua vida e emprestou seu nome ao lugar, um aquilombolamento afro-indígena ribeirinho, em Parintins, chamado de Baixa da Xanda.

O boi Garantido saiu de dentro da alegoria "Beija-Flor - Origem Ancestral", em uma homenagem ao seu criador. Em seguida o Boi bumbá, teve a companhia da sinhazinha da fazenda Valentina Coimbra, que emergiu bailando junto com um grupo dança. 

A abertura foi do Boi bumbá Caprichoso, "Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas" foi o tema apresentado pelo Boi Caprichoso na abertura do 57º Festival Folclórico de Parintins nesta sexta-feira (28). Com hologramas projetados no meio do Bumbódromo e um grande touro negro vindo do céu através de um guindaste, o bumbá azul iniciou o projeto "Cultura – O Triunfo do Povo".

 

domingo, 23 de junho de 2024

Fernando Vieira abre o período de convenções partidárias em Presidente Figueiredo


Foto divulgação

Os partidos políticos podem oficializar os nomes que disputarão as eleições. O prazo reservado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as convenções partidárias segue e o primeiro pre-candidato a oficializar sua candidatura foi Fernando Vieira e seu vice Marcelo Palhano. A oficialização do nome do pré-candidato, no entanto, não permite que ele possa pedir voto agora. Isso só poderá ser feito quando o calendário eleitoral do TSE permitir. Antes disso, é passível de multa de R$ 5.000 a R$ 25.000.

A convenção partidária dos pré-candidatos da chapa Fernando Vieira e Marcelo Palhano (PL) ocorreu ontem (22) no Bairro Tancredo Neves em Presidente Figueiredo e mesmo com toda infra estrutura e logística oferecida para transportar eleitores da Zona Rural até o evento, o que se viu foi a baixa adesão da população demostrando fracasso eleitoral, e muito se deve em razão da chuva que caiu antes do evento.

As falas dos pré-candidatos na convenção repetem o mesmo argumento de que “Presidente Figueiredo vai voltar a dar certo”, mas não foi o que fez Fernando Viera em suas gestões, marcadas por denúncias e processos judicias.

Enquanto isso patrícia Lopes segue na liderança das pesquisas de intenção de votos, prometendo anunciar em breve seu pré-candidato a vice-prefeito de sua chapa.

        

sábado, 22 de junho de 2024

Prefeita Patricia Lopes deve anunciar seu pré-candidato a vice prefeito mesmo sem opção de nomes no legislativo

 

Foto divulgação

Apesar das movimentações políticas de pretensos pré-candidatos a vice-prefeito, alguns tentam emplacar seus nomes para a vice-prefeitura de Presidente Figueiredo na chapa de Patrícia Lopes, mesmo assim, a prefeita não expressou a mesma celeridade. Para ela, a decisão será tomada no que considera o "momento certo" - as convenções partidárias.

São três momentos numa eleição. O momento onde há a janela partidária de filiação, composição da chapa proporcional e filiação de candidatos a vereadores. Depois, há as filiações até as convenções partidárias. E, depois das convenções, vem a eleição propriamente dita.

O momento onde se define chapa é a convenção, e isso depende de construção de frente, de partidos, de composições.

Ocorre que no processo de escolha a Pré-candidata Patrícia Lopes não tem opção no Poder Legislativo onde os nomes que se apresentam estão desgastados e com rejeição acentuada restando portanto, alternativas no empresariado local a exemplo de Riceli Pontes e Moisés Carneiro - MC.

Dado o prazo, a gestora Figueiredense garantiu que está aberta a conhecer os nomes indicados por cada partido aliado e, pouco a pouco, construir pontes.

Anteriormente, a expectativa era de que o nome indicado para a vice-prefeitura na chapa seria de um Vereador mas a rejeição das alternativas é muito grande.

 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

MPE QUESTIONA PESQUISA ELEITORAL DIVULGADA PELO PRÉ-CANDIDATO FERNANDO VIEIRA EM PRESIDENTE FIGUEIREDO

 

Presidente Figueiredo eleições 2024

A justiça eleitoral recebeu uma representação de Divulgação de Pesquisa Eleitoral Fraudulenta, número 0600045-39.2024.6.04.0051, feita pelo partido União Brasil em Presidente Figueiredo, contra o pré-candidato Fernando Vieira e a empresa OPP O PRIMEIRO PORTAL PESQUISA DE MERCADO LTDA, representada por EILEM MARA DOS SANTOS NORONHAA pesquisa em questão favorece FERNANDO VIEIRA.

A sondagem, autofinanciada, gerou desconfiança, levantando suspeitas de que foi produzida sem a devida qualidade. Além disso, ao informar que a pesquisa não teve contratante externo, o instituto não precisou revelar a origem dos recursos financeiros utilizados.

Embora a legislação eleitoral não proíba expressamente que uma empresa patrocine suas próprias pesquisas, é necessário justificar a procedência dos recursos financeiros. A falta dessa informação descumpre a resolução do TSE, que exige a divulgação do valor e da origem dos recursos utilizados na realização da pesquisa.

Nesse contexto, há suspeitas de que FERNANDO VIEIRA possa ter utilizado subterfúgios para forjar sondagens com o objetivo de influenciar os eleitores e induzir o voto.

O Ministério Público Eleitoral acolheu a denúncia do partido pedindo uma decisão liminar. Um dos pedidos do MPE é pela proibição da divulgação da referida pesquisa.

Vale ressaltar que as pesquisas eleitorais já fazem parte do modus operandi nas campanhas eleitorais do município. Em 2016, o mesmo grupo político de Fernando Vieira tentou manipular o eleitorado através de sondagens para favorecer o aliado NEILSON CAVALCANTE, que acabou sendo derrotado nas urnas.

Caso o pedido de liminar seja aceito pela juíza Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho Starling, a pesquisa deverá ser retirada do ar sob pena de multa.

Importante destacar que, em 2016, o grupo político de Fernando Vieira já utilizou essa estratégia de “batizar pesquisa” para tentar influenciar os eleitores, mas acabou perdendo com uma diferença de quase 2 mil votos.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Prefeita de Presidente Figueiredo Patrícia Lopes cumpre a lei Municipal e concede progressões a servidores municipais

Foto Divulgação

A prefeita de Presidente Figueiredo Patrícia Lopes assinou quinta-feira passada (15/06), 42 portarias concedendo progressões por titularidade para 42 servidores da prefeitura de Presidente Figueiredo, de diversas categorias profissionais.

“Estamos, mais uma vez, honrando mais um compromisso da nossa gestão, que é a valorização do servidor público, dando celeridade aos processos de progressões por titularidades, impulsionando as carreiras de diversos profissionais em nossa equipe”, afirmou Patrícia Lopes.

Como parte da política de valorização dos servidores públicos municipais, entre outras ações, a prefeita Patrícia Lopes tem reajustado anualmente os salários dos servidores, exceto em 2021, em função da pandemia e, este ano, instituiu o Cartão Auxílio Alimentação, que beneficiou todos os trabalhadores da prefeitura, que recebem até dois salários mínimos brutos. Também já concedeu outras 106 progressões por titularidade e mais seis promoções verticais.

Em suas redes sociais, a prefeita parabenizou aos servidores beneficiados, médicos, técnicos em radiologia, técnicos em enfermagem, agentes de administração, assistentes administrativos, monitores de educação infantil, auxiliares de serviços gerais, cozinheiros, agentes ambientais, digitadores, guardas municipais, motoristas, farmacêuticos, entre outros profissionais.

“Todos, são servidores que se dedicaram e se qualificaram para alcançar esse avanço profissional. Juntos, continuaremos construindo uma cidade, com serviços de qualidade e valorizando aqueles que fazem a diferença em nosso município”, destacou Patrícia Lopes.

As progressões concedidas por meio das portarias assinadas, nesta quinta-feira, já incidirão na folha de pagamento do mês de junho.

Equipe técnica do IDAM promove encontro educativo com moveleiros de Rio Preto da Eva

 

Foto: Divulgação/Idam

O IDAM promoveu encontro tecnico com o pólo moveleiro de Rio Preto da Eva com orientações técnicas sobre a aquisição de licenças ambientais. A reunião, que aconteceu no município, na terça-feira (18/6), foi presidida pela Gerência de Apoio à Produção Madeireira (GPM), atendendo a uma demanda dos próprios moveleiros de Rio Preto da Eva. 

Dentre os temas abordados foram detalhadas aos moveleiros informações sobre os serviços prestados pelo instituto em relação à regularização dos empreendimentos. 

A equipe técnica do Idam também ouviu as demandas dos moveleiros, o que possibilitou ao instituto identificar o cenário local e, assim, dar início à definição de futuras ações voltadas aos moveleiros.

As atividades de assessoria técnica são ofertadas por meio visitas técnicas ao empreendimento e protocolização dos documentos necessários para a obtenção das licenças, que são concedidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

O Idam informou que a regularização, além de evitar problemas com órgãos ambientais e a aplicação de multas, garante às movelarias o acesso a políticas públicas, como o Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar (Promove).

Fonte: IDAM


Orientações técnicas sobre a obtenção de licenças ambientais foram um dos temas do encontro entre a equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e representantes de 11 movelarias de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus). No encontro foram detalhadas aos moveleiros informações sobre os serviços prestados pelo instituto em relação à regularização dos empreendimentos. A reunião, que aconteceu no município, na terça-feira (18/6), foi liderada pela Gerência de Apoio à Produção Madeireira (GPM), atendendo a uma demanda dos próprios moveleiros locais. “No encontro, mostramos o check list de documentos necessários para a obtenção da licença e também sobre a importância de o empreendimento estar em dia com a documentação ambiental”, disse a engenheira florestal do Idam, Katrinne Moraes. A engenheira comentou que, durante a reunião, a equipe técnica do Idam também ouviu as demandas dos moveleiros, o que possibilitou ao instituto identificar o cenário local e, assim, dar início à definição de futuras ações voltadas aos moveleiros.

Texto copiado de: https://www.portalmarcossantos.com.br/2024/06/20/moveleiros-de-rio-preto-da-eva-recebem-orientacoes-tecnicas-sobre-licenciamento-ambiental/
Copyright © Portal Marcos Santos
Orientações técnicas sobre a obtenção de licenças ambientais foram um dos temas do encontro entre a equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e representantes de 11 movelarias de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus). No encontro foram detalhadas aos moveleiros informações sobre os serviços prestados pelo instituto em relação à regularização dos empreendimentos. A reunião, que aconteceu no município, na terça-feira (18/6), foi liderada pela Gerência de Apoio à Produção Madeireira (GPM), atendendo a uma demanda dos próprios moveleiros locais. “No encontro, mostramos o check list de documentos necessários para a obtenção da licença e também sobre a importância de o empreendimento estar em dia com a documentação ambiental”, disse a engenheira florestal do Idam, Katrinne Moraes. A engenheira comentou que, durante a reunião, a equipe técnica do Idam também ouviu as demandas dos moveleiros, o que possibilitou ao instituto identificar o cenário local e, assim, dar início à definição de futuras ações voltadas aos moveleiros.

Texto copiado de: https://www.portalmarcossantos.com.br/2024/06/20/moveleiros-de-rio-preto-da-eva-recebem-orientacoes-tecnicas-sobre-licenciamento-ambiental/
Copyright © Portal Marcos Santos