Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Delta Construção está deixando a segunda grande obra no Rio de Janeiro em menos de uma semana. Após se desligar do consórcio de reforma do estádio Mário Filho, o Maracanã, na semana passada, a empresa deixou hoje (26) o consórcio Transcarioca BRT (Bus Rapid Transit), de acordo com a prefeitura do Rio.
O consórcio é responsável pelo corredor expresso que ligará o Aeroporto
Internacional Tom Jobim, na zona norte, à Barra da Tijuca, em outro
extremo da cidade, na zona oeste. A Transcarioca terá 39 quilômetros de
extensão, 45 estações, três mergulhões, dez viadutos e nove pontes.
Em nota, a prefeitura do Rio informa que foi comunicada hoje, pelo
consórcio Transcarioca BRT, formado pelas empresas Andrade Gutierrez e
Delta, “de que a Delta está deixando o consórcio – que é responsável
pela construção do trecho do BRT Transcarioca entre a Barra da Tijuca e a
Penha. Conforme estabelecido em contrato, a empresa Andrade Gutierrez
assume todas as responsabilidades pela obra sem causar qualquer prejuízo
ao município. O andamento das obras segue normalmente e o cronograma
está mantido”.
A prefeitura do Rio espera concluir até o final de 2013 as obras de
construção da Transcarioca, desde a Barra da Tijuca até o Aeroporto
Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, para melhorar o sistema
de transporte para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O
percurso, que atualmente é feito em mais de duas horas, será reduzido
para 45 minutos.
A Delta Construção está entre as sete maiores construtoras do país. A
empresa está sendo investigada por suspeita de ligação com o empresário
goiano Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro
na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Ele é suspeito de
envolvimento com a exploração do jogos ilícitos em Goiás e apontado como
responsável por uma rede de corrupção que envolveria políticos e
empresários.
Edição: Lana Cristina
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