quarta-feira, 6 de junho de 2012

EUA confirmam morte de número dois da Al Qaeda


Abu Yahya al Libi era líbio e foi alvo de um ataque de míssil no Paquistão

Abu Yahya Al Libi, em vídeo divulgado pela rede terrorista Al Qaeda Abu Yahya Al Libi, em vídeo divulgado pela rede terrorista Al Qaeda (AFP)
 
O exército americano confirmou nesta terça-feira a morte do segundo homem mais importante da Al Qaeda, Abu Yahya al Libi, em um ataque realizado na segunda-feira no norte do Paquistão, informou o site do jornal New York Times. O ataque foi realizado por aviões não-tripulados (drones).
O oficial que divulgou a informação não quis ser identificado, mas confirmou que Libi era um dos líderes mais "experientes e versáteis" do grupo terrorista, tendo um "papel crítico nos planos da Al Qaeda contra o Ocidente, fornecendo suprevisão das operações no exterior." O militar não deu detalhes sobre como a morte do terrorista foi confirmada. 
Al Libi, cidadão líbio com cerca de 50 anos, tornou-se o número dois da rede terrorista após a morte, em agosto de 2011, de Atiyah abd al Rahman, outro líbio morto por drones americanos no Waziristão. Acima dele na Al Qaeda só está o egípcio Ayman al Zawahiri, que assumiu a chefia da rede terrorista após a morte de Osama bin Laden.
Comentários - O Pentágono não quis fazer comentários sobre a morte do terrorista. "Não falamos sobre operações específicas de contraterrorismo. Portanto, não vou poder confirmar esses relatórios de imprensa", assinalou o porta-voz do Pentágono, capitão John Kirby. Foi o maior golpe contra a Al Qaeda desde que uma equipe das forças especiais americanas matou Osama bin Laden em uma operação realizada no Paquistão em maio do ano passado.
Em setembro de 2011, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos impôs sanções econômicas contra Libi. Com isso, os cidadãos e as entidades dos Estados Unidos proíbem qualquer transação com o fundamentalista, cujos ativos sob jurisdição americana foram congelados. Segundo o governo dos EUA, Libi é responsável pela supervisão de outros membros do alto escalão da Al Qaeda, e frequentemente é mencionado como "chefe de propaganda". Por veja
(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário