Construção da ponte sobre o rio Madeira (Foto: Jenifer Zambiazzi/G1)
Quando finalizada, a estrutura terá 975 metros de comprimento. É a
primeira obra do tipo construída sobre o Rio Madeira. Na construção
foram utilizados aproximadamente 38 mil m³ de cimento.
Elson Martins, engenheiro responsável pela obra, aponta a abertura de
oportunidades que esse empreendimento pode trazer comercialmente ao
estado e de crescimento para a margem direita do rio.
Atualmente, a travessia para a margem direita e o transporte de
mercadorias para Manaus é feita por balsas que cruzam o rio com
pedestres, motos, carros e caminhões.
Balsa que faz a travessia entre as margens do rio Madeira (Foto: Jenifer Zambiazzi/G1)
Wendeo Moreira e Sérgio Lima, dois balseiros que transportam hortifrúti
entre os portos de Manaus e Porto Velho, reclamam da sinalização da
ponte, “a boia de sinalização fica muito distante da pilastra e por isso
temos que navegar com cuidado dobrado para não acontecer um acidente”,
falam. No mês passado, os mesmos balseiros tiveram um prejuízo de R$ 8
mil por conta da sinalização.
Nessa etapa, a construção passa pela concretagem das aduelas. Aduelas
são trechos que ligam uma coluna a outra. Ao todo serão 83 estruturas
que pesam em média 130 toneladas, com 8 metros de altura e três de
comprimento.
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