O mercado brasileiro de tablets atingiu a
marca de 606 mil aparelhos vendidos no segundo trimestre de 2012, o que
representou uma alta de 275% sobre o mesmo período do ano passado,
segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (24) pela consultoria
IDC Brasil. Até o final deste ano, a venda destes aparelhos deve
atingir a marca de 2,6 milhões de unidades, projeta a consultoria.
A expectativa é de que em 2013 as vendas
de tablets mais do que dobrem em relação a este ano, com a
comercialização de 5,4 milhões de aparelhos. O grande indutor desse
aumento é a redução dos preços, com vários modelos à venda no mercado
com valores abaixo de R$ 1 mil.
“O sucesso da categoria atraiu novos
fabricantes, principalmente originados da China e com uma especificação
técnica limitada”, afirma Attila Belavary, analista de mercado da IDC
Brasil. Atualmente, metade dos aparelhos comercializados tem tamanho de
tela de 7 polegadas e, deste total, apenas 20% possuem conectividade 3G
embarcada no dispositivo.
“Na hora da compra, a sensibilidade de
preço do consumidor brasileiro é o principal responsável pelo aumento
das vendas de tablets com tamanhos de tela menores e sem a conectividade
3G”, disse. Aparelhos como o iPad, da Apple, o Galaxy, da Samsung, e o
Ypy, da Positivo, por outro lado, encontram-se na faixa maior de preços,
mas com recursos tecnológicos superiores.
Em comparação ao primeiro trimestre
deste ano, as vendas destes aparelhos também praticamente dobraram.
Entre janeiro e março, os brasileiros compraram 370 mil tablets, alta de
351% sobre o mesmo período de 2011. Em todo o ano passado, foram
vendidos 800 mil tablets. Essa popularização já colocou o Brasil como o
11º maior mercado neste segundo trimestre, ante a 17ª colocação do mesmo
intervalo de 2011. Com a manutenção do atual ritmo de crescimento, o
Brasil já deve ficar entre os dez maiores mercados deste aparelho até o
final deste ano, projeta a IDC.(Época)
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