terça-feira, 13 de maio de 2025

Agropecuária Jayoro inicia plantio do soja em Presidente Figueiredo-AM e causa preocupação

A empresa Agropecuária Jayoro Ltda subsidiária da Coca Cola planta cana-de-açúcar e guaraná, matérias-primas que mais tarde são transformadas em açúcar, álcool e extrato de guaraná, insumos que são a base dos concentrados de refrigerantes anunciou que dará início ao plantio do soja em sua propriedade no Município de Presidente Figueiredo, região metropolitana de Manaus, causando preocupação aos ambientalistas e moradores.

Foto reprodução

Os sindicatos dos empregados já manifestaram preocupação com a repercussão da mudança de planos na produção agrícula da empresa. Para eles, o início do cultivo do soja ameaça postos de emprego e modifica o contrato de trabalho em razão das tecnologias de produção que são aplicadas nas etapas de cultivo, colheta e processamento da produção, impactando na utilização de mão de obra humana.

A notícia alertou a classe politica, comerciantes, e moradores da cidade preocupados com repercussão econômica e arrecadação fiscal do município, além dos abientalistas que se mostram preocupados com utilização de agrotóxicos que matam as abelhas, poluem os rios e igarapés.

O plantio do soja na Amazônia historicamente sempre foi um tema polêmico motivando acirradas discussões são sobre impactos ambientais significativos acerca de sua sustentabilidade em ambiente de floresta tropical, assim como, acontece com o plantio da cana-de-açucar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário