quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Colapso e morte em Presidente Figueiredo faz a população agonizar com o descaso dos gestores Municipais

 

Presidente Figueiredo vive uma situação caótica na saúde publica, e a combinação de explosão no número de casos e aumento das mortes causadas pela Covid-19, associadas à inexperiência e descaso da administração pública municipal lança a saúde pública em colapso.

Foto ilustração

A situação caótica que impera na capital está se espalhando pela região. Em Presidente Figueiredo falta oxigênio, remédios e para agravar esta situação há denuncias de que os nutricionistas prescrevem alimentação errada aos pacientes fazendo com que a Diretora do Hospital Municipal Eraldo Neves Falcão apresente a demissão após vivenciar o descaso com a saúde e com os profissionais de saúde que já sofreram redução de salários mesmo estando na linha de frente no combate ao Covid.






Foto cedidas de conversas entre internautas 

E os problemas aparecem aos montes e fazem com que famílias desesperadas improvisem levando seus doentes para Manaus e Rorainópolis – RR para ter um tratamento mais adequado a seus doentes. Noticias dão conta de que (6) seis Pacientes morreram nas últimas 24 horas.

A prefeitura alega que todas as medidas de contenção e tratamento do Covid estão sendo tomadas. Ainda assim, o Governo do Estado nunca se furtou de auxiliar a administração local, entre outras coisas, com o fornecimento de oxigênio, insumos e de vacinas mesmo sendo municipalizado o hospital da cidade. A população já se manifesta denunciando o descaso na imprensa e no Ministério Público, mesmo assim nada mudou ate esta data.  

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Covid 19 avança no Município de Presidente Figueiredo, enquanto isso as vacinas chegam mas são distribuídas de forma desorganizada

O Amazonas já recebeu 459.420 doses de vacina contra a Covid-19 desde 18 de janeiro. Foram 282.320 doses na primeira remessa, 132.500 no dia 23 e na segunda-feira (25), mais 44.600. Ninguém informa, oficialmente, por onde andam as 40 mil doses anunciadas pelo governador João Dória de São Paulo.

Em decorrência da decisão Judicial que suspendeu a distribuição de vacinas diante das denuncias de fraude na vacinação a juíza Jaíza Fraxe emitiu novo despacho na noite de terça-feira (26), esclarecendo que as doses de vacina AstraZeneca para os municípios do interior devem ser distribuídas, sim. Apenas as doses para Manaus estão suspensas até que as determinações judiciais e esclarecimentos sejam apresentados pela Prefeitura de Manaus.

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), que está promovendo a recontagem e reorganização das listas de vacinação, divulgou ontem que identificou apenas 10 CPFs com irregularidades. O número de 1.500 seria “improcedente”, segundo o órgão.

Em Presidente Figueiredo há denúncias de fraude na distribuição de vacinas onde populares afirmam que políticos e apaniguados foram vacinados primeiro e que muita gente da lista prioritária ainda não recebeu o imunizante.

Enquanto isso a Prefeita Patrícia Lopes (MDB) publica nas redes sociais e através da sua propaganda institucional que não tem medido esforços no cuidado ao combate à Covid-19 no município! Afirma que as equipes da Secretaria de Saúde e o Comitê de Combate à Covid-19 estiveram nos postos de saúde distribuindo os kits que foram enviados por meio de parcerias com empresas e doações vindas de Manaus. Tais doações são aquelas doações politicas eleitorais intermediadas por deputados em campanha eleitoral já deflagrada.

foto divulgação

Mesmo com todos os esforços da população e da administração Municipal o vírus continua fazendo vitimas e causando mortes em Presidente Figueiredo, que já vive uma situação preocupante com mais de 60 mortes, é o que dizem alguns colaboradores da saúde que evitam se identificar inclusive afirmam que pessoas inexperientes estão a frente do Comitê de enfrentamento do Covid - 19, a exemplo do Dentista Helber Câmara cuja competência profissional é questionada pelo pessoal de saúde do Município.   


foto divulgação

 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Juíza determina distribuição de vacinas para socorrer a capital e o interior

 

Enquanto pairam dúvidas em relação a distribuição de vacinas no Estado do Amazonas, e em razão disso a juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe, titular da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas ao se manifestar sobre o processo de n. 1000577-61.2021.4.01.3200 ajuizado pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública determinou que as doses de vacina contra a Covid-19 programadas pela Semsa sejam aplicadas ainda nesta sexta-feira (22) no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. A decisão judicial foi emitida nesta sexta-feira.


FOTO CONSULTA TRF/JF

Disse a Juíza que Após as inspeções judiciais no Hospital 28 de Agosto, UBS Nilton Lins e Fundação FVS, constatei que a Diretora do H28 de agosto solicitou 3 mil doses de vacinas, recebeu 623 doses, enquanto a SEMSA lançou em uma planilha oficial o quantitativo programado de 1.411”. “Na hipótese da inconsistência de dados persistir e a suspeita de desvio de vacinas continuar, será decretada intervenção na saúde pública municipal para o fim de regularização da distribuição das vacinas enviadas pelo Governo Federal, que nesse ponto cumpriu sua parte no envio”.

A decisão também determina que o fornecimento de oxigênio na rede de saúde da região seja regularizado. “A necessidade do Hospital Getúlio Vargas foi suprida com a instalação da usina de oxigênio, assim como no município de Parintins, de modo que a demanda da White Martins está sendo equilibrada com a iniciativa pro ativa e cumprimento de ordens judiciais por gestores responsáveis e por doações de artistas e empresários de todo o país”, destaca a decisão judicial. “Em síntese, embora a pandemia tenha uma alta gigantesca em Manaus, é possível à empresa White Martins (detentora dos maiores equipamentos) satisfazer a demanda atual.”

Enquanto as vacinas não são distribuídas corretamente quem sofre são os enfermos em especial aqueles do interior do Amazonas onde a pandemia cresce sem controle fazendo com que Prefeitos do interior se desdobrem para conseguir oxigênio e insumos hospitalares para atender a população atingida.

Em Presidente Figueiredo (107 km de Manaus) a pandemia avança com mais de 53 óbitos registrados e quase 5 mil casos constatados, e mesmo que o Município tenha recebido oxigênio e insumos hospitalares e tenha formado comissões de enfrentamento com reuniões regulares para tratar do assunto, a situação ainda é caótica e tende ao colapso assim como já acontece em outros municípios do interior e na capital.

FOTO DIVULGAÇÃO

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Figueiredo recebe oxigênio e prefeita promete usina no município para conter a crise instalada

 

Foto divulgação

Após o Governo Federal e Estadual fazerem a entrega da primeira dosagem da vacina contra o SARS/Covid-19, a chegada de doações de cilindros de oxigênio, a prefeita Patrícia Lopes (MDB) divulgou em redes sociais o recebimento do tanque de oxigênio para o hospital municipal Eraldo Neves Falcão.

O tanque de oxigênio do município foi recarregado na manhã desta quinta-feira com 2mil m3, e segundo os técnicos a recarga é suficiente para suprir toda a demanda do hospital por mais alguns dias isso se a demanda não aumentar decorrente da crise e do colapso na saúde publica. Informou ainda a Prefeita já em nítida politização da doação recebida, que essa recarga contou com o apoio do deputado ‘João Luiz’, que se empenhou para que o oxigênio chegasse até o município. Da mesma forma outros políticos se esforçam para fazerem suas doações e com isso aparecerem nas postagens de redes sociais como autores das benfeitorias.

Disse ainda patrícia Lopes em sua rede social que: "Quando me candidatei a prefeita foi para cuidar de Figueiredo e é isto que estou fazendo incansavelmente para vencer esta guerra."

A prefeita Patrícia Lopes (MDB) reuniu uma comitiva de vereadores com o intuito de acompanhar todo o processo de negociação da usina de oxigênio que pretende adquirir emergencialmente para o Município. Um responsável pela empresa visitou as instalações do hospital para verificar se o ambiente possuía viabilidade para instalar uma mini usina de oxigênio, e constatou que com algumas adaptações na rede elétrica o ambiente estaria apto a instalação. Segundo a prefeita, o intuito da instalação da mini usina de oxigênio é para evitar futuras surpresas negativas, já que no momento que estamos enfrentando, a demanda de oxigênio aumentou gradativamente no país inteiro, prejudicando as condições geográficas do nosso Estado.

Enquanto isso o número de pessoas infectadas e de óbitos só aumentam no município de Presidente Figueiredo seguindo a onda crescente no estado do Amazonas, causando temor a população de Presidente Figueiredo.  

Foto divulgação

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Governo do Estado envia o primeiro lote de vacinas a Presidente Figueiredo onde ocorreu a primeira imunização

Depois de iniciar a vacinação contra a Covid-19 em Manaus, o Governo do Estado do Amazonas começou a distribuir imunizantes para cidades do interior. As doses de CoronaVac devem chegar em 21 municípios ainda hoje. O Governo Federal enviou 256 mil doses de vacinas para o Amazonas. A FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) foi responsável pela montagem dos kits que foram enviados hoje para cada município.

foto divulgação

O tão esperado lote de vacinas contra o SARS/COVID-19 destinadas ao Município de Presidente Figueiredo chegou e foi recebida pela Prefeita Patrícia Lopes (MDB). No entanto aparentemente decepcionada por estar recebendo apenas 264 frascos dos 998 prometidos, disse a Prefeita que o lote é insuficiente para imunizar os profissionais de saúde do Município, que segundo relatos de moradores, já sofre as consequências do avanço da pandemia com falta de insumos hospitalares e iminente colapso diante da demanda crescente e que já conta com 50 mortes e mais de 4450 casos confirmados.

foto divulgação 

Uma verdadeira operação foi montada pela prefeitura para receber as vacinas, onde uma equipe se deslocou logo de manhã (SEMOPI, Delegado 37 DIP, PM e Representantes da Saúde) a Capital para conduzir as vacinas até a sede do Município de Presidente Figueiredo.

Uma vez recebido o lote de vacinas (264 frascos) ocorreu à primeira imunização na cidade, e de forma solene na presença da imprensa local e de autoridades Municipais foi escolhida a primeira pessoa a ser imunizada, trata-se da enfermeira Aline Moura integrante do Hospital Municipal Eraldo Neves Falcão, tendo esta após o ato de vacinação, saudado o evento falando de “esperança” para o combate a essa terrível doença. 

Segundo o governo do Estado, nessa primeira etapa, a vacina vai beneficiar o grupo prioritário que abrange trabalhadores da saúde, idosos de 80 anos ou mais, idosos de 75 a 79 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e população indígena.


foto divulgação

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Municípios agem contra o Covid 19

 

Foto divulgação TRE/AM

A Prefeita Patrícia Lopes (MDB) determina a reativação da barreira sanitária antes existente no Km 100 da BR 174, para orientar, medir a temperatura e desinfetar os veículos que se destinam ao município de Presidente Figueiredo-AM (a 107 Km de Manaus), onde o número de óbitos e de infectados já foge do controle. Em nota publicada nas redes sociais a Prefeitura esclarece que as doações de água mineral, alimentos, insumos e oxigênio são de iniciativa da sociedade e que as licitações e o fornecimento de insumos hospitalares estão em andamento e que o município não está em colapso.

 
Foto divulgação

Além das doações da sociedade a Eletrobras Amazonas GT e a White Martins também doaram insumos hospitalares ao Município e que foram recebidos com comemoração pelos profissionais de saúde.


Foto divulgação

 

Nesta segunda-feira, 18, os moradores do município de Rio Preto da Eva (a 58 quilômetros de Manaus) devem começar a receber ivermectina como tratamento para a doença a partir de quinta-feira, 21, por determinação do prefeito Anderson Souza (PP).

 

Prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza

O prefeito fez a compra de 100 mil unidades do remédio, que devem se somar ao estoque existente no município, de 20 mil. Um calendário foi organizado para a distribuição. No dia 21 os idosos acima de 60 anos devem receber o medicamento, depois, no dia 22, as crianças de 5 a 12 anos. No dia 23 é a vez dos adultos de 20 a 59 anos e, no dia 24, os adolescentes de 13 a 19 anos. “Não estamos obrigando ninguém a tomar ivermectina. Nós estamos comprando, usando isto para a população e as pessoas que quiserem tomar poderão fazê-lo. Poderá não ser a solução de uma vacina, mas estamos fazendo todo o esforço pra dizer que queremos você com saúde e com vida”, disse o prefeito.

 

O Amazonas recebeu, na manhã desta segunda-feira, 256 mil doses da Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde, e mais 50 mil doses enviadas pelo Governo de São Paulo. A Coronavac é a única vacina aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que está em solo brasileiro para distribuição. O país ainda aguarda a chegada da Oxford/AstraZeneca, que também recebeu aprovação da Anvisa.

 

A ivermectina não recebeu comprovação científica para seu uso no tratamento da Covid-19. Segundo a bula do remédio, ela deve ser usada em casos de lombriga, sarna, piolho, doença de intestino, doença de pele e verme. Na última sexta-feira, 15, a AMB (Associação Médica Brasileira) divulgou nota pedindo que médicos do Amazonas não prescrevam medicamentos que não tenham eficácia comprovada cientificamente.

 

“Queremos dar à você a ivermectina, todos podem buscar na internet para que serve, qual a reação que ele vai ter, temos certeza que poderá lhe ajudar na imunização”, disse Anderson Souza.

 

Questionado sobre a eficácia do remédio, o prefeito disse que é interpretativa. “Uns entendem desta forma (como ineficaz) e outros do protocolo que fizemos, temos que fazer o que está só nosso alcance”, disse à reportagem.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Promotorias do interior apertam a fiscalização das medidas contra a pandemia pelo poder público municipal - P. Figueiredo entra na mira do MP.

A situação é caótica em Presidente Figueiredo, e os casos de infecção SARS/COVID avançam no interior do estado. Além da capital, os 61 municípios têm casos confirmados: Coari (8.400); Parintins (7.487); Tefé (5.667); São Gabriel da Cachoeira (5.183); Humaitá (4.950); Manacapuru (4.706); Presidente Figueiredo (4.158); Lábrea (4.059); Carauari (3.944); Iranduba (3.448); Barcelos (3.199); Itacoatiara (3.041); Ipixuna (2.832); Eirunepé (2.818); Maués (2.441); Santa Isabel do Rio Negro (2.370); Careiro (2.364); Rio Preto da Eva (2.341); São Paulo de Olivença (2.206); Tabatinga (2.202); Boca do Acre (2.084); Benjamin Constant (1.850); Manicoré (1.777); Itapiranga (1.757); Nova Olinda do Norte (1.744); Autazes (1.699); Atalaia do Norte (1.666); Pauini (1651); Alvarães (1.642); Barreirinha (1.531); Urucurituba (1.531); Santo Antônio do Içá (1.364); Anori (1.354); Tapauá (1.333); Anamã (1.330); Maraã (1.269); Fonte Boa (1.222); Novo Airão (1.204); Beruri (1.196); Amaturá (1.158); Uarini (1.112); Envira (1.071); Borba (1.020); Guajará (1.013); Nhamundá ( 996); Urucará (980); Novo Aripuanã (898); Silves (843); São Sebastião do Uatumã (821); Manaquiri (807); Canutama (805); Tonantins (777); Jutaí (655); Japurá (640); Boa Vista do Ramos (620); Itamarati (608); Juruá (591); Apuí (585); Careiro da Várzea (513); Codajás (434); e Caapiranga (424).

 
Foto divulgação MPAM

Óbitos – Entre pacientes em Manaus, há o registro de 3.716 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 1.985.

 

A lista inclui: Manacapuru (181); Parintins (166); Coari (142); Tefé (110); Itacoatiara (101); Tabatinga (89); Humaitá (84); São Gabriel da Cachoeira (61); Iranduba (60); Maués (52); Lábrea (47); Benjamin Constant (46); Presidente Figueiredo (44); Autazes (40); Manicoré (36); São Paulo de Olivença (32); Nova Olinda do Norte (31); Barcelos (30); Borba (30); Santo Antônio do Içá (30); Rio Preto da Eva (28); Barreirinha (27); Careiro (27); Alvarães (26); Manaquiri (24); Carauari (23); Fonte Boa (22); Santa Isabel do Rio Negro (22); Anori (21); Tonantins (21); Nhamundá (19); Boca do Acre (18); Jutaí (18); Guajará (17); Novo Aripuanã (17); Itapiranga (16); Urucará (16); Urucurituba (15); Beruri (14); Novo Airão (14); Uarini (14); Ipixuna (13); Eirunepé (12); Codajás (11); Amaturá (10); Pauini (10); Tapauá (10); Apuí (9); Boa Vista do Ramos (9); Caapiranga (9); Juruá (8); São Sebastião do Uatumã (8); Silves (8); Itamarati (7); Maraã (7); Canutama (6); Careiro da Várzea (6); Atalaia do Norte (5); Japurá (3); Envira (2); e Anamã (1).

 

O Ministério Público do Amazonas está acompanhando as medidas das prefeituras municipais contra a pandemia em todo o interior do Estado. Em alguns municípios, as Promotorias de Justiça já expediram Recomendações, reuniram com autoridades locais e estão prontas para ajuizarem ações que acharem necessárias para fazer valer o cumprimento do decreto com as novas medidas contra a COVID-19. Nos municípios de Careiro Castanho, Envira, Japurá, Novo Airão, Coari e Tapauá, os gestores públicos já foram contatados oficialmente.

 

Nos próximos dias, Promotorias de outros municípios inclusive em Presidente Figueiredo, também deverão instaurar procedimentos, contatar os gestores públicos e, se for o caso, ajuizar ações para fazer o poder público restringir aglomerações, aumentando o distanciamento social a fim de fazer a taxa de ocupação dos leitos hospitalares para pacientes de covid-19, sejam leitos clínicos ou de UTIs a patamares distantes do colapso. 

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O combate ao Covid 19 continua e o número de recuperados cresce no Amazonas

 

O Amazonas já tem 183.281 pessoas recuperadas da Covid-19, segundo Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), divulgado nesta segunda-feira (11/01). Somente hoje foram 1.821 pacientes que conseguiram superar a doença. Até o momento, o Amazonas tem 216.112 casos confirmados de Covid-19, com 5.756 óbitos. Só em Manaus foram confirmados 89.999 casos da doença (41,64%) e no interior, 126.113 (58,36%).

Boletim Municipal Covid 19

Em Presidente Figueiredo o número de mortes já ultrapassam 44 vítimas, e as medidas de restrições e combate a disseminação do vírus continuam, inclusive com toque de recolher e uso das forças de repressão policial nas ruas após às 22 horas.