ITACOATIARA (AM) – O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) multou em R$ 100 mil, o tradicional restaurante Panorama localizado na orla de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), por conta de crime ambiental cometido pelo proprietário através de disparo de fogos de artifício contra pássaros e maritacas que se alimentavam nas palmeiras localizadas em frente do restaurante matando algumas aves e cujas imagens circularam na internet. A informação foi confirmada neste sábado passado, 19, pelo superintendente regional órgão no Amazonas, Joel Araújo.
”O vídeo repercutiu muito na internet. O Ibama foi lá e multou esse cara em R$ 100 mil. Ele vai responde um processo no Ibama e na Justiça, e pode até ser preso. Esse tipo de coisa não pode ficar impune, esse crime deixou todos nós muito indignados”, declarou Joel Araújo.
A multa foi aplicada durante a Operação Safari Amazônica, na última terça-feira, 16. O autor dos disparos de fogos de artifícios foi autuado também, segundo o Ibama ne deve responder por crime ambiental.
Foto divulgação |
Entenda o caso
O caso aconteceu em setembro deste ano quando um vídeo divulgado nas redes sociais por populares que presenciaram o crime ambiental flagrou o momento em que um homem solta os fogos de artifícios intencionalmente para afugentar as aves que se alimentavam nas palmeiras matando algumas delas. Por meio de nota, o restaurante Panorama disse que reconheceu o erro e lamentou profundamente o ocorrido. O estabelecimento ressaltou ainda que nenhum pássaro morreu e que está ciente do impacto da ação, mas que tomou providências imediatas para evitar que isso se repita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário