segunda-feira, 1 de julho de 2019

Câmara Municipal de Presidente Figueiredo é mau exemplo para administração publica.



vereador Jonas Castro
A Câmara Municipal de Presidente Figueiredo não para de dar mau exemplo, são nomeações de parentes, concessão de gratificações, concessão de diárias, e gastos astronômicos com materiais de expediente e gasolina além de possuir apenas 14 servidores concursados.
Relembre os casos de escândalo administrativo patrocinados pelo Presidente Jonas Castro e denunciado aqui:
“A recente nomeação da representante da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo no Distrito de Balbina (80 km da sede) causou repercussão em Presidente Figueiredo e reação de internautas. O vereador JONAS CASTRO, atual presidente da Câmara Municipal, nomeou a sobrinha SANDY SILVA PRADO ao cargo em comissão, para representar a Câmara do Município na Vila de Balbina conforme se vê na Portaria n. 038/2019-GP.
Trata-se de caso clássico de Nepotismo que ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. Algumas legislações, de forma esparsa, como a Lei nº 8.112, de 1990 também tratam do assunto, assim como a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal.
A já combalida Câmara Municipal de Presidente Figueiredo já enfrenta denúncias no Tribunal de Contas do Estado – PROCESSO TCE N. 14151/2017, envolvendo a empresa REGO E MENDES CONSTRUÇÕES LTDA e a construção da sede do Poder Legislativo, onde também tramita no juízo da Comarca uma Ação Popular questionando os desvios apontados no contrato. Veja o Processo: 0000428-61.2018.8.04.6501. Existem ainda suspeitas de excessos na contratação e na distribuição de combustíveis e materiais de expedientes e agora se discutirá nepotismo e uso de funcionários fantasmas é o que dizem os internautas na #tanabocadoprovoam.”
“Em presidente Figueiredo não é diferente, pois a Folha de Pagamento já ultrapassa 50 % da arrecadação, obrigando o Prefeito Romeiro Mendonça a adequar sua folha a lei de responsabilidade fiscal, já a Câmara Municipal se vê as voltas com mais uma Ação Popular tramitando na Comarca em razão de excessos na concessão de Funções Gratificadas a servidores apadrinhados com Cargos Comissionados, onde o atual Presidente Jonas Castro se nega a fazer concurso público para contratação de pessoal efetivo mesmo possuindo apenas 14 servidores concursados e mais de 140 Comissionados. É a velha política em ação!”
Atos de concessão de Gratificações

Atos de concessão de Gratificações

Causa espanto as concessões de diárias aos integrantes da Câmara Municipal, muitos deles contratados em cargos comissionados, e já recebendo função gratificada e outros benefícios. O fato mais curioso é que Presidente Figueiredo é integrante da Região Metropolitana de Manaus ficando distante apenas 107 quilômetros da capital. Não são apenas esses maus exemplos que são cometidos é comum haver contratações de pastores, genros, sobrinhos, primos de vereadores para funções ditas de confiança evidenciando Nepotismo. É publico que o Vereador Jonas Castro atual presidente da Câmara responde a processo por homicídio de Clemência Assunção da Silva causado em acidente de trânsito ocorrido dia 30/06/2015 onde testemunhas garantem que esse vereador estava embriagado ao volante, além de responder a vários processos na Comarca de Presidente Figueiredo.
No site ‘portal da transparência’ podemos ver a demonstração do pagamento dessas diárias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário