|
Foto reprodução |
As festas de fim de ano são sempre regadas a bebidas e muita comida, ensejando ganho de peso e reflexos na saúde daqueles que exageram a mesa. No entanto, para pessoas com diabetes e hipertensão, essa celebração pode trazer preocupações, principalmente em relação à alimentação é o que dizem os Nutricionistas. Muitos pratos típicos da ceia natalina Brasileira, como bacalhau, farofas, frituras e sobremesas ricas em açúcares e sódio, representam riscos à saúde desses pacientes. Porém, é possível adaptá-la para que todos possam desfrutar das festividades.
Faça substituições dos alimentos e bebidas privilegiando aquelas saudáveis
Uma das providencias mais saudáveis é a substituição dos alimentos com alto teor de gordura saturada e sal por opções mais leves e nutritivas. Para os diabéticos, a chave é evitar picos de glicose. Para os hipertensos, controlar o consumo de sódio e álcool.
Evite carbo-hidratos e substitua o arroz branco por arroz integral ou quinoa
O arroz branco é uma fonte de carboidratos de alto índice glicêmico, o que pode aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Optar pelo integral ou quinoa é uma excelente escolha, pois eles possuem fibras, ajudando a controlar os níveis de glicose, além de oferecerem mais nutrientes.
Diminua a farofa tradicional que é rica em gordura saturadas e sódio. A opção mais saudável é a aveia ou quinoa, podendo ser temperadas com ervas frescas.
As carnes devem ser moderadas e quando possível devem ser substituídas por peito de frango ou peixe evitando as gordurosas
Carnes como pernil e churrasco, comuns nas ceias, são ricas em gordura saturada e podem elevar o colesterol. O peixe, especialmente as opções ricas em ômega-3, como o salmão, e o peito de frango sem pele são escolhas mais saudáveis para diabéticos e hipertensos, pois são fontes de proteína magra e têm menos gordura.
Atenção com as sobremesas tradicionais escolha aquelas com baixo índice glicêmico
Doces típicos de Natal, como rabanada, pudins e tortas, costumam ser carregados de açúcar refinado. Uma alternativa saudável é fazer sobremesas à base de frutas frescas, como mousses de frutas com adoçantes naturais (stevia ou xilitol). Outra opção é preparar uma salada de frutas com um toque de canela, que é saborosa e nutritiva.
Evite o uso excessivo de sal
A regra serve para hipertensos, e o consumo de sódio deve ser cuidadosamente monitorado. Use ervas frescas e especiarias naturais, evite ervas industrializadas e caldos de carne.
Os exageros prejudicam quem possui restrições alimentares. Esse controle ajuda a equilibrar a quantidade de carboidratos e gorduras consumidos, o que pode prevenir aumentos indesejados de glicose ou pressão arterial e outras consequências danosas a saúde.
Siga as regras da moderação
É saudável evitar o consumo de bebidas alcoólicas mas se não for possível beba com moderação: vinhos e espumantes, por exemplo, devem ser consumidas com muita cautela para evitar problemas de saúde e comportamentos indesejáveis ou que cause arrependimento causados pelo excesso. O álcool pode alterar os níveis de glicose no sangue e interagir com medicamentos para hipertensão.
Muita atenção quando fazer os acompanhamentos para a ceia use frutas e vegetais frescos na ceia, pois são fontes ricas de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, ajudam a saciar e controlar a glicose.
Muito cuidado com os antepastos e tira-gostos: muitos são fritos ou possuem alto teor de sódio ou gordura. Optar por amêndoas e castanhas (em porções controladas) e vegetais crus com molhos leves é uma alternativa muito saudável e indicada.
Com pequenas adaptações, é possível manter a tradição da ceia e garantir um prato delicioso e seguro para quem precisa controlar a glicose e a pressão arterial. Essas são as sugestões de Nutricionistas e profissionais de saúde para uma ceia saudável.