quinta-feira, 8 de março de 2012

Aeroportos brasileiros terão Wi-Fi gratuito e ilimitado nas salas de embarque



 A Infraero anunciou no início de fevereiro que, a partir do final de março, aeroportos brasileiros  das cidades-sede da Copa do Mundo serão contemplados com Wi-Fi gratuito dentro das salas de embarque. A conexão será oferecida por três empresas que participaram de uma consulta pública, realizada em dezembro de 2011: Tim, Net e Linktel.

O trabalho está em fase de implementação e um teste está sendo realizado em cinco aeroportos: Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ) e JK (Brasília). Nestes locais, algumas operadoras como a Linktel estão oferecendo 15 minutos gratuitos de internet para todos os passageiros em qualquer parte dos aeroportos. Com o cartão de embarque, a pessoa se dirige ao balcão da Infraero e retira um cartão de acesso. "A própria presidente da república solicitou à Infraero Wi-Fi gratuito nas salas de embarque. Fizemos este teste e agora estamos aguardando o órgão liberar o serviço definitivo, que já era para ter começado", conta Eduardo Gaspar, assessor de mobilidade da Linktel.

Apesar da Infraero ainda estar dentro do prazo estipulado, o executivo diz que a  empresa brasileira de infraestrutura aeroportuária já poderia iniciar a oferta do serviço, pois a Linktel já está pronta para oferecer a conexão. "Estamos aguardando a Infraero liberar o processo inteiro como documentação e contrato. Gostaria que, pelo menos, eles liberassem o serviço para os principais aeroportos do Brasil, que já atenderia 80% dos passageiros do país", diz.

Além da Capital Federal, a internet grátis ilimitada será oferecida em Campinas, Confins, Curitiba, Cuiabá, Fortaleza, Galeão, Guarulhos, Manaus, Natal (Augusto Severo), Porto Alegre, Recife e Salvador, além dos aeroportos da Pampulha, Santos Dumont, Campo de Marte, Congonhas e Jacarepaguá.

O acesso, segundo Eduardo, será um pouco diferente do projeto piloto. Os passageiros deverão inserir o código do cartão de embarque na página da provedora e fazer um cadastro, que pedirá nome, RG, CPF/passaporte e endereço. A partir daí, um login e uma senha serão forneceidos ao usuário, que poderá usar estes mesmos dados no futuro quando quiser acessar o Wi-Fi na sala de embarque. "Muita gente reclama do cadastro, mas isto é previsto por lei e aumenta a segurança da internet", comenta Gaspar.

A velocidade da conexão não foi informada, mas o executivo da Linktel afirmou que será superior ao 3G. De acordo com Gaspar, os usuários poderão ler emails e acessar páginas  com tranquilidade. "Será possível reservar hotéis ou remarcar passagens direto do aeroporto, por exemplo", ressalta.

As empresas que estão participando do projeto não deverão receber retorno financeiro direito. Gaspar explica que a disponibilização deste serviço nos aeroportos é uma consequência do trabalho da empresa, que já oferece Wi-Fi pago fora das salas de embarque nos principais aeroportos. "A chegada dos dispositivos móveis aumentou a demanda por Wi-Fi e a empresa acompanha este cenário, por isso nos interessamos pela proposta", concluiu.

A Infraero informou que as empresas que prestarem o serviço poderão colocar anúncios nas salas de embarque e nas páginas de internet de autenticação. "Essa é uma contrapartida construída entre a Infraero e as empresas para remunerar os serviços oferecidos", afirmou o superintendente de Negócios Comerciais da Infraero, Claiton Resende.

A assessoria de imprensa da Tim não confirmou em quais localidades oferecerá seus serviços. Apenas disse que, em breve, fará o anúncio oficial. Já a assessoria da Net informou que ainda não há nenhuma informação concreta sobre o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário