sexta-feira, 9 de março de 2012

Colômbia, Brasil e Cruz Vermelha definem protocolo para libertação de reféns das Far




A expectativa é que as operações de resgate comecem entre o fim deste mês e o começo de abril


Os termos do protocolo para a libertação de dez reféns militares mantidos sob poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram definidos nesta quinta-feira, dia 8, em Bogotá, capital colombiana. Porém, ainda não há definição de datas para a libertação. A expectativa é que as operações de resgate comecem entre o fim deste mês e o começo de abril. Os detalhes sobre a logística e o sistema definidos ontem estão sendo mantidos em sigilo.
O acordo foi fechado pelo vice-ministro da Defesa da Colômbia, Jorge Enrique Bedoya, o embaixador do Brasil em Bogotá, Antonino Mena Gonçalves, e os representantes da Cruz Vermelha Internacional. Em entrevista, Bedoya evitou detalhar os termos do acordo, conforme mensagem divulgada pelo Ministério da Defesa da Colômbia.
O vice-ministro disse que as autoridades aguardam que as organizações não governamentais em contato com as Farc se manifestem sobre eventuais orientações por parte da guerrilha. Bedoya agradeceu a colaboração brasileira. “O apoio do Brasil é total”, disse. O Brasil deve cooperar com três aeronaves – sendo uma delas um helicóptero – e pessoal treinado.
"[Do lado do] governo da Colômbia, do governo brasileiro e da Cruz Vermelha já foram dadas todas as condições para liberar os reféns", afirmou o vice- ministro, informando ainda que a preocupação das autoridades colombianas é com a segurança. "Definimos o protocolo e agora estamos aguardando a liberação dos reféns", disse.
As negociações para a libertação dos reféns se intensificaram no fim do mês passado, quando o comando das Farc anunciou a intenção de por em liberdade os militares mantidos em seu poder e acabar com os sequestros no país. No Brasil, o assunto é acompanhado diretamente pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário