quarta-feira, 14 de março de 2012

Estudantes e professores realizam protesto por melhorias na educação, em Manaus

Manifesto integra uma série atos que deverão ser realizados em todo o País, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)  

Estudantes de escolas municipais e estaduais invadiram a piscina da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), localizada no bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus, na manhã desta quarta-feira (14), durante um protesto para reivindicar as melhorias nas condições de trabalho na educação.

 

 

A Polícia Militar foi acionada até o local, o que dispersou os manifestantes.
O presidente da ALE-AM, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) recebeu um grupo de integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Siteam), que lhe entregaram algumas reivindicações.
Lei do Piso
O protesto, que também contou com o apoio de professores das duas redes de ensino, integra uma série atos que deverão ser realizados em todo o País, até a próxima sexta-feira (16), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), cobrando entre outras coisas o cumprimento do piso nacional do magistério.       
Criada em 2008, a lei determina um valor mínimo que deve ser pago a professores com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais. Para 2012 esse valor foi definido em R$ 1.451, mas alguns estados e municípios pagam menos do que determina a regra.
Além de cobrar o cumprimento da Lei do Piso, a CNTE quer que o Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara dos Deputados, inclua em seu texto uma meta de investimento mínimo na área, equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), a ser atingida em um prazo de dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário