terça-feira, 22 de maio de 2012

Chuvas podem mudar cronograma do 'Google Street View' em Manaus

Veículos fotografam ruas da capital para serviço na internet.
Material estará disponível em até um ano.

Veículos equipados com lentes e software especiais realizam o trabalho pelas ruas de Manaus (Foto: Divulgação)

 

A capital do Amazonas será uma das próximas opções de visualização do serviço Street View, do Google. Há duas semanas, carros equipados com lentes e softwares especiais realizam o trabalho de fotografia das ruas de Manaus. De acordo com a assessoria do Google, a previsão inicial era que a ação terminasse em até três semanas, mas por causa do clima chuvoso o cronograma pode mudar. O material capturado estará disponível em até um ano. O Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que permite vistas panorâmicas de diferentes lugares do mundo.

O projeto utiliza veículos modelo SUV equipados com 15 lentes. Desse total, 14 são responsáveis por fotos em 360 graus do ambiente, e uma realiza imagens do céu. Com esses dispositivos as fotos podem ser vistas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direção e de diversos ângulos.

No planejamento do percurso é priorizado o fator clima. O sol deve estar alto para que possíveis sombras não escureçam os edifícios. Dias com muitas nuvens são evitados para que não prejudiquem o foco das imagens. As fotos são produzidas geralmente no horário de 10 às 15 horas.

Ao realizar a fotografia, um software faz a 'costura' das imagens. Dessa forma, é criado um panorama unificado que permite a visualização sem que seja possível notar a transição de uma foto para outra.

Várias regiões já foram fotografadas pela ferramenta que existe desde o ano de 2007. Estados Unidos, França, Austrália, Japão e Brasil são alguns dos países que já contam com diversas localidades mapeadas.
Os trabalhos pelas ruas do país tiveram início em 2009. Desde então, diferentes cidades brasileiras já foram catalogadas. Segundo a assessoria, o material produzido em Manaus estará disponível entre seis meses a um ano.

Street View na Amazônia
Não é a primeira vez que o Street View fotografa regiões do Amazonas. Em 2011, entre os meses de agosto e setembro, trechos do Rio Negro e comunidades próximas foram fotografadas para o serviço.
As imagens do Rio Negro foram capturadas por barcos acoplados a um triciclo com câmeras. Esse veículo foi usado em terra para mapear as comunidades da região, em vez do carro que normalmente faz as fotografias nas cidades. O serviço está disponível desde março.
Trechos do Rio Negro e comunidades próximas, no estado do Amazonas, começaram a ser fotografadas para o serviço Street View, do Google. A região será incluída no serviço que permite, ao acessar o Google Maps, fazer um passeio virtual por meio de fotos em  (Foto: Evaristo SA/AFP)Equipamentos utilizados durante o a captura de imagens na Amazônia (Foto: Evaristo SA/AFP)

Fonte:G1/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário