sábado, 25 de fevereiro de 2012

A final da Taça Guanabara de 2012,neste domingo


Vasco e Fluminense fazem o clássico da sexta rodada da Taça Guanabara, neste domingo, às 19h30(de Brasília), no Engenhão, em confronto válido pelo Grupo B. Em comum, as duas equipes têm o fato de estarem pressionadas pela necessidade de um triunfo. Líder isolado com 12 pontos, o Cruzmaltino se classificará para as semifinais com um simples empate. Um tropeço, porém, pode complicar o clima em São Januário, que esquentou após a derrota na estreia na Copa Libertadores: 2 a 1 para o Nacional do Uruguai. Já o Tricolor precisa desesperadamente de uma vitória, pois, com sete pontos, se encontra fora da zona de classificação.

Alguns ingredientes também servem para apimentar o clássico. O Fluminense passou todo o ano de 2011 sem ganhar um único clássico e agora se sente pressionado ainda mais. Já o Vasco pode afundar um rival que se tornou uma pedra em seu sapato em termos de negociações. Esse ano, por exemplo, o Tricolor tirou de São Januário o gerente Rodrigo Caetano, que cuidava do futebol vascaíno.

"Teremos um jogo muito complicado, pois o time do Vasco é muito técnico, não dá chutões e sai com muita qualidade em busca dos gols. Além disso, tem uma defesa sólida, e alguns jogadores estão atravessando uma grande fase. Não ganhamos clássicos no ano passado e agora vamos ter a nossa primeira oportunidade em 2012", disse o técnico do Fluminense, Abel Braga, deixando evidente o incômodo com o jejum de triunfos em clássicos.

Já Cristóvão Borges, treinador do Vasco, prefere se ater à necessidade de conquistar um resultado apenas pelas circunstâncias da Taça Guanabara.
"Nós estamos fazendo uma boa campanha, não podemos facilitar, senão nossos adversários encostam. Nesta primeira fase, eu só vou me contentar quando a minha equipe estiver matematicamente classificada para as semifinais. Penso apenas em ganhar este confronto diante do Fluminense", disse o técnico.

O atacante vascaíno Alecsandro faz coro ao comandante. "Nós perdemos no meio de semana e sabemos que a nossa torcida está decepcionada, apesar de nosso empenho ter sido total. Mas, como futebol é resultado, tenho a plena consciência de que uma vitória neste clássico vai acalmar a situação e nos dar tranquilidade para seguir com o trabalho", disse o artilheiro. Se os dois times contam com a vitória como único resultado satisfatório, os jogadores mais experientes envolvidos nesse encontro sabem que ele tem tudo para ser equilibrado.

"Estou esperando um jogo muito complicado, pois o Vasco é um time muito técnico, que joga e deixa jogar. Assim, vamos precisar ficar atentos para não sermos surpreendidos e conseguirmos ter mais qualidade ao longo dos noventa minutos. A tarefa não é fácil, mas queremos muito estar nas semifinais da Taça Guanabara e vamos em busca dos três pontos", disse o meia Deco.

Para esse compromisso, Abel Braga deverá manter a base da formação que no meio de semana derrotou o Arsenal da Argentina por 1 a 0, na estreia na Copa Libertadores. A única mudança pode ser a entrada de Thiago Neves na vaga do meia Wagner.

Já pelo lado do Vasco a escalação é mistério. O zagueiro Dedé, sentindo dores no joanete do pé direito e no joelho esquerdo, pode acabar sendo preservado. Nesse caso, Renato Silva entraria na equipe para compor o setor com Rodolfo. Renato Silva pode atuar mesmo ao lado de Dedé. Isso acontecerá se Juninho Pernambucano for poupado, abrindo espaço para um 3-5-2. O lateral direito Fagner, que cumpriu suspensão no jogo da Copa Libertadores, reaparece no posto do jovem Max.

FICHA TÉCNICA - VASCO X FLUMINENSE

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de fevereiro de 2012 (Domingo)
Horário: 19h30(de Brasília)
Árbitro: Antônio Schneider (RJ)
Assistentes: Rodrigo Jóia (RJ) e Rodrigo Correa (RJ)

VASCO: Fernando Prass, Fágner, Dedé (Renato Silva), Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano (Renato Silva) e Felipe; Diego Souza e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Wagner (Thiago Neves); Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Abel Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário