sexta-feira, 6 de abril de 2012

ONU pede tropas brasileiras na Síria

Informação obtida pelo Estado de S.Paulo dá conta de que o enviado da Liga Árabe, Kofi Annan, pediu ajuda ao Brasil para implementar o plano de paz no país árabe

O enviado da Organização das Nações Unidas e da Liga Árabe para monitorar a crise na Síria, Kofi Annan, pediu ajuda ao Brasil. Será enviado ao país um contingente de observadores a fim de monitorar um eventual plano de paz em Damasco e implementar um cessar-fogo. Annan quer que o Itamaraty integra tropas brasileiras no grupo.
A informação foi obtida pelo jornal O Estado de S.Paulo por meio do assessor de Annan, Ahmed Fawzi. O Itamaraty não confirma, porém, ter recebido nenhum pedido formal para o envio de soldados à Síria. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a criação de uma força de paz precisa receber a aprovação do Conselho de Segurança da ONU antes de ser formada. Caso seja aprovada, o Brasil irá estudar o pedido, pois “acompanha com interesse a situação na Síria”.
A ONU pretende deslocar um grupo de 250 homens ao país governado por Bashar Al Assad até a semana que vem. Kofi Annan havia implementado um prazo até 10 de abril, em conjunto com o Conselho de Segurança da ONU, para que a Síria implementasse parte do plano de paz proposto por ele. Porém, ativistas sírios, Annan e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertam que a repressão ganhou força no país nos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário