sexta-feira, 6 de abril de 2012

Piloto de voo livre morre após acidente em Minas; organização fala em erro humano

David Charles Seib era um piloto experimentado e testava equipamentos para fábrica na Austrália
O australiano David Charles Seib morreu nesta quinta-feira durante disputa do Super Race Brasil, etapa nacional do circuito mundial de voo livre. O piloto se chocou com uma montanha na prova realizada na cidade de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais, e perdeu a vida instantes depois, já no hospital.
Seib se acidentou pouco depois de decolar com sua asa-delta no pico do da Serra da Tormenta, que tem 1.287 metros de altitude. O piloto foi prontamente atendido pela equipe médica que acompanha o evento e encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo. O australiano teve morte decretada às 14h, apenas 30 minutos depois de chegar à clínica local.

A organização do evento em Carmo do Rio Claro (362 km de Belo Horizonte, no Sul de MG) ainda espera uma análise técnica do acidente com o piloto de 44 anos. No entanto, a direção brasileira do evento diz que o incidente com Seib pode ter sido motivado por um erro na análise de decolagem.
"Tínhamos condições favoráveis e vento propício. Mas talvez ele tenha escolhido um momento errado para decolagem, com vento não tão favorável. Ele decolou e seu equipamento já pendeu para o lado. Voltou de encontro à montanha e bateu na parede. Apesar de ser um piloto experiente, que testa asas de uma fábrica australiana, acabou se acidentando", afirmou Haroldo Castro Neves, vice-presidente da Associação Brasileira de Voo Livre e um dos organizadores do evento.

O corpo do atleta australiano foi encaminhado à cidade de Passos, a 80 km de Carmo do Rio Claro, para passar por autópsia. De acordo com informações preliminares fornecidas pelo Hospital São Vicente de Paulo, Seib teve detectado grave politraumatismo torácico.  
A família do piloto foi comunicada e um irmão de Seib está em viagem ao Brasil para formalizar o traslado do corpo. A embaixada australiana no país também se encarrega deste protocolo.
Na noite desta quinta, pilotos e organização do Super Race Brasil discutirão se cumprem o cronograma de competição até o final de semana. A quinta etapa realizada nesta quinta-feira foi cancelada assim que a morte de Seib foi confirmada.
"É um grupo pequeno que disputa essas competições. Portanto, somos uma grande família. Todos estão bastante abalados", disse Haroldo Castro Neves, da Associação Brasileira de Voo Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário