terça-feira, 17 de julho de 2012

A Pilula Anti-AIDS Foi Aprovada

O Truvada, pílula que ajuda a prevenir o contágio do HIV foi aprovada nesta segunda-feira pela FDA (Agência Federal de Alimentos e Medicamentos) nos Estados Unidos. A partir de agora é a primeira pílula de prevenção à AIDS a ser comercializada. Por enquanto, apenas os grupos considerados de risco são autorizados a usarem o medicamento, pois os efeitos colaterais são fortes demais para que se permita o uso indiscriminadamente.
Imagem: Jeffrey Beall
O FDA afirmou que o Turvada servirá para a utilização auxiliar na prevenção antes da exposição durante o ato sexual. O remédio é o primeiro aprovado para evitar a contaminação do HIV. Esse medicamento pode reduzir o risco de ser contaminado pela AIDS de 44% a 73%. Ele já é indicado na combinação com outros remédios antirretrovirais nos EUA desde 2004.

Efeitos colaterais fortes:

O Turvada serve como estratégia de prevenção. Isso a FDA deixou bem claro. O medicamento pode ocasionar efeitos colaterais como vômito, diarreia, náusea e tontura. Em casos mais graves, pode ser constatado intoxicação do fígado e/ou enfraquecimento dos ossos. Esse é um dos motivos que permitem apenas às pessoas pertencentes ao grupo de risco de consumirem e deve haver rigor com o horário para que a prevenção tenha sucesso.

Quais são os grupos de risco que poderão usar?

Embora essa definição pareça muito vaga, o próprio FDA coloca como exemplo aquelas pessoas que mantém relações com um parceiro infectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário