Colorado e Washington são os primeiros estados dos Estados Unidos a descriminalizar o consumo recreativo da maconha, uma medida que foi aprovada através dos 178 referendos – divididos em 38 estados e mais o Distrito de Columbia – realizados em paralelo às eleições em que Barack Obama se reelegeu presidente do país.
A proposta adotada no Colorado e Washington contraria as leis federais que consideram a maconha como uma droga ilegal. No Colorado, com mais de 50% das urnas apuradas, 52,7% dos votos foram a favor da medida. Já em Washington, onde a campanha do sim arrecadou o equivalente a R$ 12 milhões, passou com 55% dos votos, conforme reportagem da Folha de São Paulo. Em Oregon, um referendo similar não foi aprovado pela população.
Em ambas regiões, a posse de até 28 gramas de maconha será legalizada para maiores de 21 anos. Também serão permitidas a venda e taxação da droga em lojas licenciadas pelos Estados, num sistema parecido com controle de bebidas alcoólicas. A legalização da maconha deve acontecer em 30 dias, e a abertura de lojas só deve ocorrer em 2014, com possível interferência do governo federal. (Época)