quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O ABATEDOURO MUNICIPAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO ESTÁ INTERDITADO?



"Abatedouro Municipal de Presidente Figueiredo é um dos poucos do estado que cumpre os padrões básicos exigidos pelos órgãos competentes e passará por reforma em sua infraestrutura" 

(15/05/2013.http://www.presidentefigueiredo.am.gov.br/noticia.php?cod=144)

Com esta manchete divulgada em site oficial da Prefeitura a administração municipal justificava os avanços na agropecuária e na infraestrutura municipal.  
 
Imagem do site da Prefeitura

Imagem do site da Prefeitura

Informava ainda este site municipal que: "Inaugurado no ano de 1999 e em pleno funcionamento há quase 14 anos, o Abatedouro Municipal de Presidente Figueiredo foi criado por meio da Lei Municipal nº. 381, de 05/10/1999, que também regulamentou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Funcionando em espaço próprio e com a infraestrutura dentro dos padrões de higiene e sanitários, a média é 40 a 50 animais abatidos semanalmente – número superior no período de feriados prolongados, quando a cidade recebe um maior quantitativo de turistas. Toda a carne produzida só é enviada para o consumo se receber a certificação com o selo do SIM". 

"O controle de qualidade e sanitário é feito diariamente por um médico veterinário, responsável pela inspeção de todos os animais. No momento em que o boi é abatido, o médico vai inspecionar os órgãos vitais: fígado, coração, pulmão. Detectado algum problema como uma tuberculose ou brucelose, por exemplo – doenças que podem ser contraídas pelo homem através do consumo da carne contaminada –, é diagnosticado que aquela remessa está imprópria para o consumo, recebendo outra destinação". 
(informações: Secretaria de Comunicação - Presidente Figueiredo no site http://www.presidentefigueiredo.am.gov.br/noticia.php?cod=144).

Entretanto, o que o que constatamos no abatedouro foi lastimável, encontra-se em total abandono, sem higiene alguma, em estado de depredação e segundo informações colhidas no local por nossa equipe de reportagem, o abatedouro municipal encontra-se interditado pelos órgãos de fiscalização sanitária por não possuir nenhuma condição sanitária para o abate e processamento dos animais pondo em risco a saúde da população. Pergunta não ofende então de onde vem a carne consumida em nosso município se o abatedouro está interditado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário