domingo, 6 de março de 2016

Avanço da febre Chikungunya, Zika Vírus e Dengue no Município de Presidente Figueiredo podem fazer vítimas fatais, alerta Vereador



Avanço da febre Chikungunya, Zika Vírus e Dengue preocupam a população de Presidente Figueiredo

O vereador Alexandre Lins informou que irá protocolar na Câmara Municipal pedido de instalação de CP (Comissão Processante) para investigar se há omissão e negligência do prefeito Neilson Cavalcante, que teriam ocasionado a epidemia de dengue, Zika Vírus e Chikugunya enfrentada pelo município. Ele acusa o chefe do Executivo Municipal de não ter tomado medidas preventivas mesmo sabendo do risco da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 
O Vereador destaca que pessoas irão morrer em decorrência das doenças e enfatiza ainda que “a população tem sido acusada de responsabilidade dos casos de Dengue, Zika e Chikugunya existentes, mas na verdade faltam ações efetivas da Administração Municipal em busca de solução para o problema – apesar de toda a propaganda que se faz pelo governo federal”.


O Vereador  diz que “criadouros do mosquito podem ser vistos nas sucatas do garajão da Prefeitura, nos barcos de transporte escolar  abandonados, e na falta de limpeza das ruas e terrenos baldios, e enfatiza sobre a necessidade de se envidar esforços para a contenção do problema diante da realidade verificada neste Município. Ele ressalta que “infelizmente, não se vê ampla divulgação nos meios de comunicação, para que, alertada sobre esta perspectiva a população reaja num grande mutirão para se ver livre do problema, que não é só da Administração, mas de todo cidadão que quer ver preservada sua saúde e o bem-estar de sua família”. Alexandre Lins salientou que “a Câmara Municipal de Presidente Figueiredo não pode se omitir e deve investigar a conduta do prefeito, principalmente buscando os dados da Secretaria de Saúde”.


O Vereador sugere ainda que os demais vereadores questionem os dados verdadeiros sobre o número de mortes em decorrência da doença e compareçam as unidades de saúde para colher informações diretamente com os agentes comunitários sobre os dados encontrados nas casas e o que efetivamente foi feito a respeito.

Combate - Para os médicos sanitaristas, é preciso que o combate ao mosquito se estenda por todo o ano. “O ideal é que o combate não pare em nenhuma época do ano, mas hoje o município de Presidente Figueiredo está abandonado com deficiência de profissionais de saúde. Isso pode até trazer economia, mas também pode trazer prejuízos no futuro”, destaca.

Além disso, outro problema apontado pelo vereador é a falta de um exame específico. “A dengue e a chikugunya contam com sintomas parecidos, mas é preciso ter um exame específico, finaliza.

Um comentário:

  1. Verdade... a prefeitura precisa olhar seu próprio quintal.. passeata pela cidade dá a impressão de que algo está sendo feito... apenas impressão... sem até mesmo hipoclorito nos postos é difícil acreditar que esse combate tenha intenção de ser algo eficaz.

    ResponderExcluir