domingo, 12 de agosto de 2018

O município de Caapiranga tem prefeito de volta ao cargo, mas quem assume é o vice-prefeito Moisés Filho



Uma liminar assinada pelo desembargador Aristóteles Thury, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), nesta sexta, dia 10, devolveu a Prefeitura de Caapiranga ao prefeito Antônio Lima e a seu vice, Moisés Filho, ambos do MDB. Por ter outra pendência com a Justiça, Lima não assume e a cadeira fica com o vice.
Foto BNC - Diplomação de Lima e Moisés na Justiça Eleitoral 

Lima e Moisés estavam afastados dos cargos desde janeiro deste ano por decisão da Câmara Municipal, cujo presidente, Tico Braz (DEM), assumiu o comando do Executivo até agora.
A ordem judicial diz que Lima pode ser reconduzido ao cargo, desde que não haja outro impedimento em vigor. Como há, um processo em que o prefeito responde por improbidade administrativa, quem fica com a prefeitura é o vice Moisés.
O magistrado acatou argumento da defesa de que o prefeito foi afastado de forma inconstitucional, sem o devido direito de responder pelas acusações.
O prefeito considerou que sua cassação foi ilegal, resultado da ação de vereadores adversários políticos na cidade. “Fui vítima de interesses escusos da maioria ocasional na casa legislativa municipal”, disse.
A Justiça Federal decretou, em caráter liminar, o bloqueio de bens, no valor de R$ 107,6 mil do ex-prefeito de Caapiranga Antonio Lima (MDB).
A decisão de indisponibilidade de bens atende a um pedido do Ministério Público Federal em processo que apura ato de improbidade administrativa envolvendo verba de educação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O recurso foi liberado pelo Ministério da Educação, em 2009, para o custeio, manutenção e pequenos investimentos em escolas municipais e o contrato foi firmado no mandato eletivo que Lima cumpriu até 2012.
O Vice Prefeito assume a prefeitura, Moisés já assumiu o posto de prefeito em situações anteriores, pelo menos umas três vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário