quarta-feira, 14 de março de 2012

Panetta é recebido com atentados no Afeganistão

Carro detonou perto de pista onde avião de secretário de Defesa americano aterrissava

 

CABUL — Menos de uma semana após um soldado americano matar 16 civis afegãos, insurgentes atacaram as províncias de Helmand e Kandahar, no mesmo dia da chegada do secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, à região. Mais tarde o Pentágono confirmou que um afegão teria dirigido um veículo roubado perto da rampa de uma base área britânica no Afeganistão. O carro explodiu na mesma hora que o avião de Panetta estava aterrissando.
O secretário chegou nesta manhã na base de Camp Bastion, na província de Helmand, onde uma bomba matou oiro civis. Segundo o porta-voz do Pentágono capitão John Kirby, ninguém da equipe americana ficou ferido. Kirby contou que o veículo com o explosivo foi visto perto da rampa onde Panetta iria decolar, mas não foi possível confirmar se o intuito do ataque era atingir o secretário.
Na província de Kandahar, próximo a Helmand, outra bomba deixou um morto e dois feridos, todos membros dos serviços de inteligência afegãos, segundo a agência AFP.
A visita foi planejada meses atrás, muito antes da matança no fim de semana que custou a vida de 16 moradores, incluindo mulheres e crianças. Mas a viagem impulsiona Panetta para o centro de uma escalada de raiva contra americanos e prepara terreno para algumas discussões difíceis com líderes afegãos.
Panetta e outras autoridades americanas disseram que o tiroteio não deve atrapalhar a estratégia dos EUA e da Otan de realizar um retirada gradual das tropas até o fim de 2014. Mas o episódio afetou as relações diplomáticas com os afegãos, prejudicando a estratégia dos Estados Unidos de trabalhar em estreita colaboração com as forças afegãs para que eles possam assumir a segurança de seu país

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário