sábado, 26 de maio de 2012

Sétimo peixe-boi nascido em cativeiro, no Centro de Preservação de Balbina (AM), tem nome de cidade do Oriente Médio

Amã. Este é o nome do sétimo peixe-boi nascido em cativeiro, no Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA ) da Eletrobras Amazonas Energia, na Vila de Balbina, no Interior do Amazonas. A recém-nascida fêmea de peixe-boi acaba de ser batizada, com nome sugerido por Juliano Prado, um garoto de apenas nove anos, que vive com a família, na comunidade ribeirinha Santa Helena do Abacate, no Rio Abacate, afluente da margem esquerda do Rio Uatumã. Amã é o nome da capital da Jordânia, no Oriente Médio.
O concurso para selecionar o nome do filhote foi realizado na última semana, durante a segunda expedição do projeto “Protegendo a vida na Amazônia”, que teve o objetivo de levar informações sobre a preservação da fauna regional, principalmente dos peixes-bois, para cerca de 26 comunidades ribeirinhas, onde vivem mais de oito mil pessoas. A ação é patrocinada pela fabricante de embalagens Tetra Pak, com o apoio da Eletrobras Amazonas Energia.
A mãe do filhote, de nome Iara, tem sete anos e chegou ainda filhote ao CPPMA, em 2005. De acordo com a médica veterinária do Centro, Stella Lazzarini,  o filhote será cercado de cuidados para depois ser devolvido ao seu habitat natural. “O trabalho de conscientização das populações ribeirinhas é fundamental para a reintegração deste e dos outros peixes-bois, para que eles não acabem se tornando vítimas da caça ilegal”, afirma Stella.(CBN Manaus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário