sábado, 30 de junho de 2012

Missão espacial chinesa volta à Terra

Nave tripulada com três astronautas chega após 13 dias no espaço; missão contou com a primeira astronauta chinesa.
Os três astronautas da missão Shenzhu 9º, entre eles uma mulher, pousaram nesta sexta-feira na Mongólia interior, no noroeste da China, ao final de 13 dias no espaço, informou a TV estatal CCTV. Apesar de a missão ter sido realizada com sucesso, o pouso não foi tranquilo, o módulo capotou ao chegar ao solo. Os astronautas não se feriram.
A missão Shenzhu 9º permitiu realizar o primeiro acoplamento manual em órbita já realizado pela China e marca uma etapa importante no programa de voos tripulados visando uma estação orbital chinesa habitada em 2020.
No domingo passado, a China conseguiu realizar seu primeiro acoplamento manual, entre a Shenzhu 9º ("Nave Divina") e o módulo Tiangong-1 ("Palácio Celeste"), em órbita da Terra, na principal tarefa desta quarta missão tripulada chinesa.
Este quarto voo espacial tripulado chinês foi o mais longo. Em 2003, a China se tornou o terceiro país do mundo a enviar homens ao espaço por seus próprios meios, depois da União Soviética e dos Estados Unidos.
O domínio do acoplamento orbital é uma etapa crucial na conquista espacial, superada por russos e americanos nos anos 70. A quarta missão chinesa foi integrada pelos cosmonautas Jing Haipeng, Liu Yang e Liu Wang.
Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário