quarta-feira, 11 de abril de 2012

O que é bronquiolite?

Doença respiratória causada por vírus é bastante comum entre crianças
“A bronquiolite é um quadro agudo causado pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e se caracteriza por uma inflamação nos bronquíolos, diminuindo o espaço para o ar entrar. Crianças entre 2 meses e 2 anos de idade são mais vulneráveis, sendo que os maiores casos de incidência ocorrem entre 6 e 9 meses de idade. O ar entra e não sai e o médico escuta a criança chiar ao examiná-la”, explica Adyléia Toro, presidente do Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
A infamação acomete os bronquíolos, cuja função é direcionar o ar para dentro dos pulmões e diminui o espaço para o ar entrar.
A doença é sazonal e seu ciclo de epidemia ocorre nas épocas de outono e inverno. “Mas nas regiões equatoriais a doença é comum em época de chuvas, pois as pessoas costumam ficar aglomeradas em lugares fechados e o vírus se propaga mais fácil”, diz a médica.
Os sintomas típicos da doença são febre por mais de 48 horas, tosse intensa, queda do estado geral, falta de ar, dificuldade para respirar, sibilância (chiado no peito) aumento da freqüência respiratória e diminuição do apetite. Nas crianças pequenas também pode ocorrer vômitos, dor de ouvido e batimentos das asas de nariz. “O nariz faz movimentos de abrir e fechar devido ao esforço para respirar”, informa Adyléia.
O diagnóstico de bronquiolite é feito através de exame médico e radiografia do tórax. Em alguns casos, o médico poderá solicitar um exame de secreção do nariz para confirmar a presença do vírus sincicial respiratório.
O tratamento é feito com o uso de broncodilatadores e corticóides. Em alguns casos também é necessária internação.
Desde 2007, o Ministério da Saúde disponibiliza uma medicação chamada Palivizumabe, que é um anticorpo para proteger do vírus sincicial. A vacinação é realizada no período de março a agosto e podem ser vacinadas as crianças menores de 1 ano nascidas prematuras (nesse caso a idade gestacional deve ser menor ou igual a 28 semanas) e crianças menores de 2 anos portadoras de patologia cardíaca congênita ou com doença pulmonar crônica.
Como a dose da vacina custa mais de 5 mil reais, o pediatra que acompanha a criança faz a indicação da vacina e os pais devem abrir um processo da Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade, para que o bebê tenha acesso gratuito ao medicamento. “O objetivo da vacina é proteger contra as complicações do vírus sincicial respiratório”, diz a pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário