terça-feira, 9 de abril de 2024

Prefeitura de Presidente Figueiredo faz parceria com organização social e garante óculos de graça à população

 Cerca de 100 pacientes foram beneficiados, nesta primeira ação, realizada em parceria com o Instituto Amazonense de Assistência Social e Saúde Doctor D

Foto Divulgação


“Essa ação veio em boa hora. Aliás, tem sido assim a gestão da prefeita Patrícia Lopes. Quando ela não consegue fazer sozinha, vai em busca de quem pode ajudar. O certo é que ela sempre faz o que é melhor e que a gente precisa”, destacou.

A prefeita Patrícia Lopes explicou que o município oferece atendimento oftalmológico e que tem ampliado o número de especialistas para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas reconheceu que tem encontrado dificuldades e, fazer a doação dos óculos é uma delas.

“Entregar apenas a receita e o usuário não ter a condição de mandar fazer os óculos, é quase que em vão o serviço prestado. Mas eu fico muito feliz, porque hoje estamos aqui com esse atendimento e eu agradeço, em nome da prefeitura e da nossa secretária de Saúde, Marivone Nunes Barroso e toda a nossa equipe, pela atenção dada ao município de Presidente Figueiredo pelo Instituto Doctor D. Muito obrigada”, afirmou a prefeita Patrícia Lopes.

O presidente do Instituto Doctor D, Jucinei Souza Silva, explicou que a ação desenvolvida em parceria com a prefeitura de Presidente Figueiredo vem sendo realizada em várias cidades do Amazonas, desde 2007, quando a entidade foi criada, inclusive em vários bairros da periferia de Manaus.

Ele explicou que o instituto presta outros atendimentos na área da saúde e que possui consultórios e profissionais para atendimento especializado na capital amazonense, nas áreas de pediatria, clínica geral e cardiologia.

“Aqui em Presidente Figueiredo utilizamos a estrutura de equipamentos da própria rede municipal de saúde. A ação foi coordenada pelo médico Daniel Roger Goulart da Silva, especialista em oftalmologia e pediatria, mas, a estrutura foi disponibilizada pela prefeitura. Com consulta em mãos, o paciente pode escolher o modelo e cor dos óculos e nós mandamos confeccionar no laboratório em Manaus. Nos casos mais simples, como  miopia e hipermetropia, já receberam os óculos hoje, os mais específicos, com lentes bifocais, para longe e para perto, serão entregues um pouco depois”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Marivone Barroso informou que a parceria com o Instituto Doctor D deve ser ampliada para atender também os pacientes que necessitam de cirurgias.

“Tudo está sendo organizado. Eles fornecerão a equipe médica e o centro cirúrgico e a prefeitura entrará com a logística para levar o paciente até Manaus”, adiantou.

Sobre o Instituto Doctor D

O Instituto Doctor D é uma Associação da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos, que tem por missão oferecer atendimento à saúde, com uma perspectiva inovadora na área de saúde coletiva.

A missão da entidade é promover a melhoria da saúde, das condições de vida, a promoção da justiça social, a inclusão social, do desenvolvimento comunitário e do bem-estar da população, fornecendo serviços de atendimento de saúde, orientação social e educacional, de modo a contribuir  para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, com inclusão social, acesso a direitos e oportunidades, prestando acolhimento aos indivíduos e comunidades em situação de vulnerabilidade ou risco social.

O modelo de gestão flexível é organizado por programas integrados de colaboradores e voluntários para cooperação técnica. Proporciona atendimento permanente em diversas áreas da saúde à população de diversos municípios, sempre em parceria com as secretarias estadual e municipais de Saúde.

Fonte: Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário