sábado, 19 de maio de 2012

DESABAFO II


 AOS MEUS COLEGAS PROFESSORES.


Em 1827, o então Imperador do Brasil D. Pedro I, instituiu a profissão de professor  em nossa pátria e para ser mais exato foi a 15 de outubro por um decreto imperial que estabelecia a obrigatoriedade do ensino para vilas, cidades e lugarejos que deveriam ter as chamadas escolas das primeiras letras. ". É por causa deste decreto, inclusive, que o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. A data, contudo, só foi oficializada em 1963.

Ao observar esta atual envelhecida e nobre história, nos vem a reboque a importância de nosso papel na sociedade mundial, visto que o que nos impõe à famigerada responsabilidade de transmitir conhecimentos, oculta de  nós que somos em potencial formador de opiniões  que podem mudar a história de qualquer sociedade a curto e a médio prazo, isso depende exclusivamente de nós. 

Percebamos que, em nosso Município essa fatura tem-nos feito elementos relegados à pífias atenções que de longe se vê meritoriamente em importante parte da construção do intelectualismo da sociedade. E, portanto, os seus salários são sempre os últimos a serem depositados em suas contas-salários, o seu grupo de pagamento, no atual governo sempre foi o último a ser pago, sua categoria está sempre jogada às traças; você nunca ou quase nunca recebeu a visita de um secretário de educação em sua escola para falar com você, quando vai, o alvo é sempre o gestor ou o aluno que claro também precisam, mais, e você que é o agente direto da educação?, e nós? Onde ficamos? Não, não somos nada para eles, querem saber mais? Quando foi que o gestor Municipal te chamou para uma conversa?, para indagar das suas atividades, para te dizer, cara muito obrigado por você ensinar meu filho? Ah! Ele não faz isso porque você está recebendo salário, e ganha muito mal para isso. Quando foi que você foi chamado para participar de um congresso fora do estado? O secretário está sempre viajando com muitas vantagens, diárias gordas às suas custas e nunca lhe prestou sequer um relatório, uma linha escrita sobre suas viagens, procure informações para ver quantas foram feitas durante estes oito anos da atual administração. A sua escola não dispõe de logística, de um carro que torne mais versátil o trabalho do gestor, aliás deram agora há pouco um mísero cala boca de gratificação para estes, que muitas vezes tem que arrancar dinheiro dos professores para colaborarem com festividades para arrecadar recursos para comprar materiais para suprir as necessidades das escolas. Os gestores tiram do seu próprio bolso, aliás, pagam para serem gestores e por aí vai a sua responsabilidade com uma infinidade de alunos a serem cuidados e uma numerosa quantidade de funcionários que o gestor responde e os administra.

Então observe mais uma vez, você está à frente de mais de uma centena de alunos todos os dias e por você passam todos eles, você é formador de opiniões repito, você se torna pai, mãe conselheiro, amigo e até mesmo psicólogo destes e muitas vezes de seus próprios pais; e não fugimos nunca de nossas responsabilidades; será que não está na hora de você usar as suas armas para ser mais bem reconhecido? Para cobrar mais atenção, a fim de que neste mês de maio, nossa data base, possa tratar dos nossos salários, reposição, ganho real, investimentos etc. Os administradores municipais não se utilizam de nossas atividades? Pense nisso! São 185 anos de profissão e continua o desrespeito para com a nossa classe. A hora é agora, depois de aposentado não se poderá fazer mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário