sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ex-delegado do DOPS que teria sofrido atentado terá proteção policial

BRASÍLIA - O ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) no Espírito Santo, Cláudio Guerra, vai ter proteção policial.

O anúncio foi feito em Plenário na noite desta quarta-feira (16) pelo senador Paulo Paim (PT-RS) que, mais cedo havia feito um apelo ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que garantisse a segurança de Claudio Guerra.

O ex-delegado, que revelou no livro Memórias de uma Guerra Suja, dos jornalistas Rogério Medeiros e Marcelo Netto, alguns dos crimes cometidos pela ditadura militar, teria sido alvo de um atentado contra sua vida durante a madrugada.

Paim havia convocado Guerra e os jornalistas autores do livro para audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na manhã de quinta-feira (17).

O ex-delegado também se dispôs a falar à Comissão da Verdade. "Considero da maior gravidade a tentativa de assassinato, porque ele é um arquivo vivo dos crimes que ele mesmo cometeu.

Li no livro que a responsabilidade dele, na ditadura, era matar, inclusive, enquanto outros torturavam. Agradeço ao ministro pela providência – disse o senador.

O atentado contra Guerra teria ocorrido por volta das 4h30 desta quarta-feira (16).

Segundo e-mail encaminhado por Guerra aos autores do livro, Guerra estava na casa de repouso de idosos de Vitória, quando três homens começaram a discutir com o segurança da casa de repouso.

Um deles falou “eu vou pocar (atirar)”, conforme Guerra. Nesse momento, ele ligou para o 190 e os homens foram embora antes da chegada da Polícia Militar.

O recado seria para o ex-delegado. “Dedução minha: a finalidade era que eu saísse do quarto para me atingirem, pois ao sair seria um alvo mais fácil. Devido à minha história, eles por certo não entraram supondo que eu estivesse armado e resistiria”, disse Guerra no e-mail.

Com informações da Agência Senado

Um comentário:

  1. Muita água ainda vai rolar nessa comissão da verdade, o problema é que a verdade dói... muitos dos que tanto insistiram nessa apuração podem estar tb envolvidos de alguma forma.... telhado de vidro.

    ResponderExcluir