O laboratório francês Sanofi anunciou, nesta quarta-feira, que os resultados do teste clínico envolvendo uma vacina contra a dengue mostraram que a substância é segura e eficaz em proteger contra três das quatro cepas virais que provocam a doença.
As conclusões fazem parte da Fase 2 dos testes, realizados na Tailândia.
O estudo foi feito com 4.002 crianças do país com idades entre quatro e 11 anos. Elas receberam três doses da vacina com seis meses de intervalo entre cada uma. Segundo a Sanofi, embora a droga tenha provocado resposta imunológica aos quatro tipos do vírus da dengue, a comprovação da eficácia veio somente com três cepas. A empresa afirmou que a Fase 3 dos testes clínicos já estão em andamento em dez países da Ásia e da América Latina, e vai envolver, ao todo, mais de 30.000 pessoas.

Para Michel de Wilde, vice-presidente executivo da Sanofi, esses resultados representam um marco fundamental na busca por uma vacina segura e eficaz contra a dengue. “O estudo também é importante para a saúde pública global, uma vez que não há atualmente nenhum tratamento específico ou método de prevenção para a dengue. Estamos totalmente empenhados em fazer da dengue uma doença evitável pela vacinação”, afirmou Wilde no comunicado da empresa.(Veja)