O mercado brasileiro de tablets atingiu a marca de 606 mil aparelhos vendidos no segundo trimestre de 2012, o que representou uma alta de 275% sobre o mesmo período do ano passado, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (24) pela consultoria IDC Brasil. Até o final deste ano, a venda destes aparelhos deve atingir a marca de 2,6 milhões de unidades, projeta a consultoria.
A expectativa é de que em 2013 as vendas de tablets mais do que dobrem em relação a este ano, com a comercialização de 5,4 milhões de aparelhos. O grande indutor desse aumento é a redução dos preços, com vários modelos à venda no mercado com valores abaixo de R$ 1 mil.
“O sucesso da categoria atraiu novos fabricantes, principalmente originados da China e com uma especificação técnica limitada”, afirma Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil. Atualmente, metade dos aparelhos comercializados tem tamanho de tela de 7 polegadas e, deste total, apenas 20% possuem conectividade 3G embarcada no dispositivo.
“Na hora da compra, a sensibilidade de preço do consumidor brasileiro é o principal responsável pelo aumento das vendas de tablets com tamanhos de tela menores e sem a conectividade 3G”, disse. Aparelhos como o iPad, da Apple, o Galaxy, da Samsung, e o Ypy, da Positivo, por outro lado, encontram-se na faixa maior de preços, mas com recursos tecnológicos superiores.
Em comparação ao primeiro trimestre deste ano, as vendas destes aparelhos também praticamente dobraram. Entre janeiro e março, os brasileiros compraram 370 mil tablets, alta de 351% sobre o mesmo período de 2011. Em todo o ano passado, foram vendidos 800 mil tablets. Essa popularização já colocou o Brasil como o 11º maior mercado neste segundo trimestre, ante a 17ª colocação do mesmo intervalo de 2011. Com a manutenção do atual ritmo de crescimento, o Brasil já deve ficar entre os dez maiores mercados deste aparelho até o final deste ano, projeta a IDC.(Época)