segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Homem cava poço e encontra osso gigante de animal extinto no Ceará

Osso foi achado quando homesn escavavam um poço (Foto: Francisco Firmino/Irauçuba News)
Fóssil foi encontrado por dois homens quando escavam uma cacimba. Trata-se de ossos de um tatu gigante que viveu na região há 15 mil anos.
Um osso pertencente a Megafauna brasileira foi encontrado na quinta-feira (13), na localidade de São Francisco das Almas, no distrito do Juá, na cidade de Irauçuba a 150 km de Fortaleza.
O fóssil foi encontrado por dois homens quando escavam uma cacimba dentro de uma lagoa, que encontra-se sem água devido a grave seca na região. Os fósseis estavam numa profundidade de 4 metros.

De acordo com o professor adjunto do Departamento de Paleontologia da Universidade Federal do Ceará, Márcio Mendes, o fóssil não trata-se de um dinossauro, mais sim de um Tatu Gigante que viveu na região há 15 mil anos.

"Eu não acompanhei o caso, mas vi as fotos e pelo nosso conhecimento, podemos afirmar que é um tatu que viveu no Ceará há cerca de 10 ou 15 mil anos atrás", afirmou o especialista.


Sobre a possibilidade de ir para a cidade para estudar os fósseis, Márcio Mendes disse que ainda não foi convidado pela prefeitura de Irauçuba, porém espera que as autoridades doem os ossos para a equipe de Paleontologia da UFC para realizarem estudos futuros.


Megafauna brasileira

Existem vários representantes da chamada Megafauna Brasileira. Uma delas é a Pampatherium. É um tatu gigante, do tamanho de um asno (100 a 200kg).


Sua carapaça comportava três faixas de articulação. Contrariamente aos tatus atuais, é um hervíboro e não cavava a terra. É conhecido desde faz 700.000 anos e desapareceu há 10.000 anos. Pampatherium pertence à família de Dasypodideos (tatus).


A espécie achada em São Raimundo Nonato é chamada Pampatherium humboldti. Constitui mais de 18% da megafauna da Toca do Garrincho.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário