sexta-feira, 19 de outubro de 2012

As 10ª cidade mais violenta do mundo

Shot003
Contou-me, semana passada, uma atendente da padaria onde sempre tomo café, que uma pessoa foi esfaqueada ao seu lado, em um ônibus, porque resistiu a entregar o celular ao assaltante.
A jornalista Lilian Sobral, da Exame.com, reporta o ranking, organizado pela instituição mexicana Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal, das 10 primeiras cidades mais violentas do mundo. 

> Belém é mais violenta que Medellín
O resultado não é bom para o Pará: a capital do Estado, Belém, aparece na 10ª posição da lista, na frente, por exemplo, de Medellín (14ª), na Colômbia, famosa como sede de célebres carteis de produção e distribuição de cocaína para todo o mundo.
Segundo a matéria, “o estudo considerou a taxa de homicídio per capita no ano de 2011, calculada a cada 100 mil habitantes. Além disso, entraram no ranking apenas cidades com, pelo menos, 300 mil habitantes.”. 

> Necessidade de uma política de segurança pública específica
É angustiante constatarmos um olhar internacional que nos ratifica uma realidade doméstica.
Evidencia-se que o drama da violência urbana é uma eventualidade local que tem rebatimento na conjuntura nacional e não pode dela ser apartada.
Todavia, não é possível, diante das constatações com as quais há muito convivemos, que não se providencie uma efetiva política de segurança pública voltada exclusivamente à mitigação do problema. 

> As 10 mais
Abaixo o ranking das 10 primeiras cidades mais violentas do mundo, segundo os critérios específicos citada instituição:
01. San Pedro Sula – Honduras
02. Juárez – México
03. Maceió (AL) – Brasil
04. Acapulco – México
05. Distrito Central – Honduras
06. Caracas – Venezuela
07. Torreón – México
08. Chihuahua – México
09. Durango – México
10. Belém (PA) – Brasil

Clique aqui e veja a lista das 50 cidades mais violentas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário