terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Secretaria de Saúde do Amazonas alerta população sobre uso indiscriminado de medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue

Foto: Douglas Santos/SES
O uso inapropriado de medicamentos pode agravar a doença causando a forma hemorrágica da dengue. 

Com o objetivo de assegurar a proteção da população, especialmente neste período em que os casos de dengue têm aumentado em todo o país, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) destaca os perigos associados à automedicação em casos suspeitos da doença.
O Amazonas é 9º estado com maior incidência de casos de dengue no Brasil, de acordo com dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizados no último sábado (17/02). A estimativa é de 5.803 casos prováveis em todo o Estado.
Além dos sintomas habituais, como dor de cabeça, dores no corpo, febre, náuseas, vômitos e manchas vermelhas, a dengue também pode provocar sonolência, irritabilidade e confusão mental. Portanto, é crucial estar atento aos remédios recomendados para aliviar os sintomas da dengue.

A farmacêutica que atua na Central de Medicamentos dos Amazonas (CEMA), Dheime Artiagas, destaca que é fundamental buscar orientação médica para receber o tratamento adequado e evitar consequências graves para a saúde.

“Automedicar-se pode ser perigoso, especialmente quando há suspeita de dengue. A automedicação pode mascarar os sintomas reais da doença, dificultando o diagnóstico correto, além disso, alguns medicamentos podem agravar a dengue, aumentando o risco de complicações”, pontuou a farmacêutica.

Alguns remédios são contraindicados, enquanto outros podem ser utilizados de forma segura. A doença pode se manifestar de duas formas: dengue clássica e dengue hemorrágica, esta última caracterizada por sangramentos nas gengivas e nas fezes devido à destruição das plaquetas responsáveis pela coagulação.

As dores provocadas pela dengue podem ser intensas, ocasionando desconforto, no entanto, a seleção dos remédios apropriados faz toda a diferença.

Saiba os medicamentos contraindicados em caso de dengue:


Antibióticos

Os antibióticos são contraindicados no caso de suspeita de dengue porque a dengue é uma doença viral causada pelo vírus da dengue, e os antibióticos são utilizados para tratar infecções causadas por bactérias, não por vírus. Portanto, o uso de antibióticos para tratar a dengue não só não seria eficaz, como também poderia causar danos à saúde do paciente, como resistência bacteriana e efeitos colaterais indesejados.

Ivermectina

A Invecmeticina é um medicamento utilizado para o tratamento de parasitas como piolhos e carrapatos. Ela não é recomendada para pessoas que estão com dengue porque pode aumentar o risco de sangramento, pois a doença já afeta as plaquetas e a coagulação sanguínea.

Além disso, a Invecmeticina pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia e erupções na pele, o que pode agravar os sintomas da dengue e dificultar o diagnóstico correto da doença.

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios como a aspirina, ibuprofeno e naproxeno são contraindicados para tratar a dengue porque podem aumentar o risco de sangramento, que é uma complicação grave da doença. Portanto, o uso de anti-inflamatórios não é recomendado no tratamento da doença e são necessárias orientações médicas para o alívio dos sintomas e o controle da doença.

Corticoides

O uso de corticoides é contraindicado para tratar a dengue devido ao fato de que esses medicamentos podem agravar o quadro clínico da doença. Os corticoides suprimem o sistema imunológico, o que pode dificultar a capacidade do organismo de combater o vírus da dengue, fazendo com que a infecção se espalhe mais rapidamente e cause complicações graves, como hemorragias e choque hemorrágico.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário