Selton Mello e Paulo José no longa-metragem O Palhaço, que abre o Festival de Gramado: homenagem 
O filme O Palhaço foi selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria melhor filme estrangeiro do Oscar 2013. O longa de Selton Mello foi anunciado entre os 16 inscritos pela Comissão Especial de Seleção do Ministério da Cultura em reunião realizada nesta quinta-feira no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. A comissão é formada pela secretária do Audiovisual do MinC, Ana Paula Dourado Santana, e os cineastas Ana Luiza Azevedo, Andre Sturm, Carlos Eduardo Rodrigues, Flávio Tambellini, e Lauro Escorel, além dos críticos José Geraldo Couto e George Torquato Firmeza.
O resultado condiz com a preferência dos internautas detectada por enquete realizada pelo site de VEJA, em que O Palhaço foi eleito como o favorito para concorrer à estatueta.
A última participação do Brasil no Oscar foi neste ano, quando a canção de abertura do filmeRio, composta por Sergio Mendes, concorreu sem sucesso na categoria melhor trilha sonora original. O único filme brasileiro que ganhou a estatueta foi a produção ítalo-franco-brasileira Orfeu Negro, em 1960, na categoria melhor filme estrangeiro.
A 85ª edição do Oscar vai ser realizada em 24 de fevereiro de 2013, em Los Angeles. Os finalistas da próxima edição serão anunciados em 10 de janeiro pela Academia de Hollywood.(Veja)