terça-feira, 22 de janeiro de 2013

VIVA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS



UEA PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM
A criação da UEA foi autorizada pela Lei Estadual n.º 2.637, de 12 de janeiro de 2001, sancionada pelo então Governador Amazonino Armando Mendes. Esta Lei estabeleceu seus principais objetivos: promover a educação, desenvolvendo o conhecimento científico, particularmente sobre a Amazônia, conjuntamente com os valores éticos capazes de integrar o homem à sociedade e de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes na região; ministrar cursos de grau superior, com ações especiais que objetivem a expansão do ensino e da cultura em todo o território do Estado; realizar pesquisas e estimular atividades criadoras, valorizando o indivíduo no processo evolutivo, incentivando o conhecimento científico relacionado ao homem e ao meio ambiente amazônicos; participar na colaboração, execução e acompanhamento das políticas de desenvolvimento governamentais, inclusive com a prestação de serviços. 

Com 11 Anos de existência, a Universidade do Amazonas conta com mais de 50 cursos, com aproximadamente 25 mil alunos, contemplando todos os municípios do Estado.
Na cidade de Manaus, possui seis unidades: Escola Normal Superior, Escola Superior       de Artes e Turismo, Escola Superior de Ciências da Saúde, Escola Superior de Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Centro de Estudos Superiores dos Trópicos.

No interior do Estado conta com unidades

 Unidade Centro de Estudos Superiores de Tefé, Unidade Núcleo de Ensino Superior de Itacoatiara, Unidade Núcleo de Ensino Superior de Maués, Unidade Núcleo de Ensino Superior de São Gabriel da Cachoeira, Unidade Núcleo de Ensino Superior de Eirunepé, Unidade Núcleo de Ensino Superior de Coari, Unidade Núcleo de Ensino Superior de. Boca de Acre, Unidade Núcleo de Ensino Superior de Humaitá, Unidade Núcleo de Ensino Superior de Manacapuru, Unidade Núcleo de Ensino Superior de Manicoré, Unidade Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, Unidade Centro de Estudos, Superiores de Parintins, Unidade Núcleo de Ensino Superior de Carauri, Unidade Centro de Estudos Superiores de Lábrea, Unidade Núcleo de Ensino Superior de Novo Aripuanã, Unidade Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo.

E nos demais municípios, a Universidade do Estado do Amazonas está presente através de unidades, oferecendo cursos Presenciais Modulados e Mediados.
A Unidade Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo que está inaugurando sua sede no Município, vai poder oferecer cursos regulares e ter um corpo docente permanente e equipamentos próprios. A mais bonita e moderna de toda a Universidade, oferece, hoje, os seguintes cursos TECNOLÓGICO e BACHARELADO:
  • TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO PESQUEIRA
  • CIÊNCIAS ECONÔMICAS
  • EDUCAÇÃO FÍSICA
  • TURISMO      
É uma conquista do povo de Presidente Figueiredo. Tudo começou no Governo do Amazonino Mendes, (1999 a 2002), que criou a Universidade, passando pelo Eduardo Braga, (2003 a 2006), que criou o Núcleo e implantou os cursos hoje existentes. No aniversário do Deputado estadual Josué Neto, no Ano de 2010, no mês de Maio, em que o Governador do Estado já era o Omar Aziz, (2010) e que esteve presente no então Clube dos Paraenses, foi anunciado à construção da sede da Universidade no Município. Hoje é uma linda realidade, uma obra que dará conforto e condições de melhor aprendizado e de ensino por partes dos seus professores e alunos.
Destacamos também a iniciativa do Ex-Prefeito Fernando Vieira, pela doação do terreno para implantação desta obra.
Com certeza foi o maior presente que o Município de Presidente Figueiredo ganhou em toda a sua existência, uma obra que trás conhecimento, que gera oportunidade de emprego, que eleva a qualidade de vida da população. É um presente que o povo de Presidente Figueiredo vai saber agradecer, aproveitando a oportunidade, se graduando nos cursos existentes e com certeza em outros que virão com a nova sede.
Muito obrigado, em nome de todos os moradores do Município, Governador Omar Aziz, (2011 a 2014), só um marido dedicado, um pai preocupado com o futuro de seus filhos e um governante visionário, para fazer uma obra de tamanha envergadura.

 Portal Terras das Cachoeiras.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário