terça-feira, 5 de março de 2013

Ex-prefeito suspeito de tramar morte de sucessor é preso no AM, diz polícia

Investigação aponta que ele articulava saída de juiz para atrasar processo.
Além dele, mais cinco pessoas já foram detidas suspeitas de envolvimento.

Ex-prefeito do município foi preso em Manaus após prestar depoimento (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Ex-prefeito do município foi preso em Manaus após prestar depoimento (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
O ex-prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, foi preso, na tarde desta segunda-feira (4), em cumprimento de mandado de prisão preventiva. Ele é suspeito de articular a saída do juiz do município que comanda as investigações a respeito da quadrilha contratada para matar o atual prefeito da cidade, o vice-prefeito, um procurador de Justiça e um empresário. Segundo a Polícia Civil, ele comandava o grupo.
O ex-prefeito foi preso na sede da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) após prestar depoimento sobre a suspeita de envolvimento dele no caso da tentativa de homicídio do prefeito do município, Luiz Ricardo Chagas, o vice Ernane Santiago e o ouvidor do município, Erick Franco de Sá.
O mandado foi expedido pelo Ministério Público Estadual e requerido pelo juiz da Comarca de Rio Preto da Eva, Cássio Borges dos Santos, após investigação conduzida pela promotoria de Justiça local apontar que o ex-prefeito estaria articulando a saída do juiz do município e, com isso, obstruindo o andamento do processo contra a suposta quadrilha.
Anderson Souza foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), na Zona Norte de Manaus, onde passou por exames de corpo de delito e encaminhado à Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). Ele ficará à disposição da Justiça.
Material apreendido com os suspeitos de tentar matar prefeito de Rio Preto da Eva, no Amazonas (Foto: Patrick Motta / Rádio Amazonas FM)Material apreendido com os suspeitos de tentar matar prefeito (Foto: Patrick Motta / Rádio Amazonas FM)
Entenda o caso
No dia 15 de fevereiro deste ano, quatro pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido suspeitos de participação na quadrilha. De acordo com a Polícia Civil, os cinco foram autuados em flagrante por Formação de Quadrilha (Art. 288 do CP). Dois dos suspeitos, que advogam para a coligação de oposição ao atual prefeito de Rio Preto da Eva, também foram autuados em flagrante por Falsidade Ideológica (Art. 299 do CP) por estarem utilizando carteiras falsas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no momento em que foram detidos.
Segundo o delegado do município, Virgílio César Mendonça, as informações em torno da suposta quadrilha chegaram até a Polícia Civil por meio de denúncias anônimas logo após as eleições municipais do ano passado. As mortes, segundo ele, teriam motivação política. O ex-prefeito, preso nesta segunda (4), é suspeito de comandar o crime.(G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário